Orçamento só prevê 5% dos recursos para continuar obras de habitação

O governo de transição estima que as obras de 100 mil unidades habitacionais podem ficar paralisadas

O grupo técnico do governo de transição que estuda a recriação do Ministério das Cidades informou, nesta quarta-feira, que o orçamento de 2023 só prevê 5% de recursos necessários para a manutenção das obras de habitação já iniciadas no país.

Segundo a equipe do grupo, o orçamento necessário para manter essas obras é de R$ 1,6 bilhão, só que o projeto enviado pelo governo atual ao Legislativo prevê apenas R$ 82 milhões para essas obras.

O deputado federal eleito por São Paulo, Guilherme Boulos, integrante do grupo, calculou que as obras, com esse orçamento, devem parar em janeiro.

Somando as obras em andamentos ou já previstas de habitação, saneamento e mobilidade, o grupo estima que seriam necessários cerca de 6 bilhões de reais para 2023. Ainda segundo a equipe da transição, o orçamento para a área no próximo ano está 90% inferior aos gastos previstos para 2022.

Fonte: Agência Brasil – https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/politica/audio/2022-12/orcamento-so-preve-5-dos-recursos-para-continuar-obras-de-habitacao