A construção de 417 unidades habitacionais é viabilizada pela parceria entre o Estado e a Prefeitura de São Paulo

Foto: Canva

“Mais uma parceria entre os poderes públicos e a iniciativa privada para beneficiar a população” afirmou o prefeito Ricardo Nunes, que vistoriou hoje as obras acompanhado de autoridades do governo estadual

As obras de 417 unidades de Habitações de Interesse Social-HIS foram vistoriadas pelo prefeito Ricardo Nunes na última sexta-feira (15). A obra integra a Parceria Público Privada (PPP) da Habitação. A parceria firmada entre Estado e o município possibilitou a construção, sendo que a área no bairro da Barra Funda foi cedida pela Prefeitura.

Explicou o prefeito durante a vistoria: “Mais uma parceria entre o Governo estadual, a Prefeitura de São Paulo e o privado. O terreno é da Prefeitura, o gerenciamento é do Estado e a construção está sendo feita pela iniciativa privada”.

Por meio de convênio com o ente municipal, o conjunto habitacional Residencial Jardins da Barra está sendo erguido em um terreno de 14,7 mil m² cedido pela Prefeitura de São Paulo. Estão sendo erguidas na avenida Dr. Abrahão Ribeiro, esquina com a rua do Bosque, as 417 habitações populares que estão distribuídas em quatro torres. Apartamentos com 1, 2 e 3 dormitórios, com metragens que variam de 40,99 a 66 m² de área útil, que atenderão famílias ou indivíduos que já residem no município, que trabalham na região central da cidade e ainda não tiveram acesso à casa própria, serão oferecidos. Participaram de sorteios classificatórios os contemplados que se inscreveram no programa. Ainda estão sendo construídas 22 lojas comerciais, distribuídas em três conjuntos complementando este empreendimento.

Projeto desenvolvido para repovoar, revitalizar e modernizar o Centro Expandido da capital, aproveitando a infraestrutura existente para ocupar áreas ociosas e reduzir o deslocamento de trabalhadores, é a PPP da Habitação. Voltado a quem trabalha na área central da cidade, não podendo ser proprietário e/ou possuir financiamento de imóvel residencial em qualquer parte do território nacional e/ou ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais.

De 3.683 unidades, 2.260 unidades serão de Habitação de Interesse Social – HIS e 1.423 unidades de Habitação de Mercado Popular – HMP, essa é a previsão de construção da parceria. Até agora já foram entregues 1.653 habitações de interesse social e 72 unidades de habitação de mercado popular na região central da capital. Também foi promovida a revitalização da Praça Júlio Prestes, reforma do 2º Grupamento da unidade do Corpo de Bombeiros e a construção da creche municipal Nova Luz, para 162 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, que está em funcionamento desde janeiro de 2020.

Fonte: SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo