ADH-PI realiza capacitação para moradores dos residenciais de interesse social

Foto: ADH-PI

Na capital, o Residencial Jacinta Andrade, composto por 4 mil moradias, recebeu os cursos de Pedreiro Básico, Confecção de Peças Intimas, Auxiliar Administrativo, Cabeleireiro Assistente, Corte e Costura e Capacitação de Lideranças Comunitárias.

Na Vila Irmã Dulce, os moradores tiveram a oportunidade de fazer o curso de Auxiliar Administrativo, enquanto os moradores do Conjunto Parque Brasil, foram contemplados com os cursos de Padeiro e Confeiteiro. A capacitação aconteceu no Centro Estadual Tempo Integral José Pereira da Silva, no Parque Brasil II.

Os maiores parceiros desta Agência na realização de cursos de capacitação são a Prefeitura de Teresina, através da Fundação Wall Ferraz e Secretaria Municipal do Meio Ambiente,  Sebrae e Senai.  Os Eixos trabalhados pelos Projetos Técnicos Sociais da ADH são Qualificação Profissional; Geração de Emprego e Renda; Esporte Cultura e lazer.

Nesta primeira semana do mês de maio, uma equipe do Serviço Social da ADH fez a entrega de certificados dos cursos realizados pelo Senai no Residencial Jacinta Andrade.  São os cursos Atendimento ao Cliente e Modelagem e Costura em Tecido Plano, do eixo Geração de Trabalho e Renda.

Os beneficiários do Residencial Jacinta Andrade foram capacitados para serem inseridos no mercado de trabalho. A dona de casa Socorro Martins, de 55 anos, proprietária de uma lan house foi uma das participantes. “Fiz os cursos de Corte e Costura e Atendimento ao Cliente, o segundo curso está sendo mais útil, pois estou aplicando no meu negócio, melhorei o meu atendimento ao cliente”, declarou ela.

Segundo a diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, a Agência, em parceria com outras instituições, oferece oportunidades gratuitas para moradores interessados em se qualificar.  “A Gerência do Serviço Social, através da equipe social, executa os Projetos Técnicos Sociais (PTS) nos empreendimentos construídos pela Agência de Desenvolvimento Habitacional – ADH”, explica a diretora.

Gilvana afirma que já foram ofertados cursos nas mais diversas áreas. “Destacamos o curso de empreendedorismo, que, geralmente, é um dos mais procurados. O objetivo da ADH é promover a capacitação dos moradores para inserção no mercado de trabalho”, completa.

O coordenador de Projetos Sociais, Justino Ivo, disse que os participantes ficaram satisfeitos com os cursos e aguardam novas oportunidades. “A ADH já está solicitando novas parcerias, estamos na expectativa de ofertar outros cursos, contemplando outros moradores”.   

Em relação as palestras,  dentre os temas apresentados aos beneficiários dos imóveis construídos pela ADH-PI, estão Preservação Ambiental, Higiene Pessoal, Orçamento Familiar, Organização e Liderança Comunitária, a Correta Utilização do Imóvel,  Direitos e Deveres dos Beneficiários, entre outros.

INTERIOR – Os municípios de União, Agricolândia , Joaquim Pires, Picos, Geminiano e Teresina, foram contemplados com o Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR. Por conta disso, o Serviço Social da ADH, desenvolve projetos sociais nestas áreas.

Em Agricolândia, por exemplo, foram realizadas palestras e oficinas sobre a Correta utilização do imóvel construído pela ADH, visitas domiciliares e demonstrações práticas e informações sobre instalações elétricas e hidráulicas, limpeza das caixas de água e gordura, além de curso de Preparação de Produtos de Limpeza, visando ao aumento da renda familiar, por meio da comercialização do produto, como também favorecer a higiene doméstica.

Na cidade de Picos, onde o projeto foi encerrado, aconteceram as palestras “Liderança, Organização e Convivência Comunitária;  Meio ambiente, Saúde, Higiene, e Água Tratada; Coleta e Destinação do Lixo, além das oficinas “ Orçamento e Planejamento Familiar e Cooperativismo”.

Enquanto na zona rural de Teresina, nas localidades Cacimba Velha, Chapadinha Sul e Lagoa de Dentro, os temas abordados foram: Covid 19, Liderança e Organização Comunitária, Acondicionamento do Lixo, Meio Ambiente, Saúde, Higiene, Água Tratada e Preservação Ambiental.

No município de União, a programação foi praticamente a mesma , a exceção foi a realização do Fórum sobre Políticas Públicas nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.

A diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, finaliza dizendo que esses cursos oportunizam a população a ser inserida no mercado de trabalho, que a cada dia se torna mais exigente quanto a capacitação profissional.

Texto: Rita Lúcia / ADH-PI