Projeto GEOMCMV é apresentado na Dinamarca

Foto: Divulgação/ SUDAM

O projeto desenvolvido pela Secretaria Nacional de Habitação (SNH), por meio de Termo de Execução Descentralizada com a Universidade Federal do ABC, foi um dos trabalhos escolhidos pela organização da 3ª Conferência Internacional de Usuários e Desenvolvedores do software livre Quantum GIS, para ser apresentado na cidade de Nodebo, na Dinamarca.

As coordenadoras do projeto são as servidoras do Departamento de Produção Habitacional da SNH, Ana Paula Maciel Peixoto e Mônica Balestrin Nunes, que fizeram ontem a apresentação “QGIS auxiliando a provisão pública de habitações sociais no Brasil” para participantes de vários países.

O Projeto GEOMCMV é uma metodologia oferecida aos municípios para mapeamento de áreas com aptidão para a implantação de empreendimentos, por meio de software livre de geoprocessamento, o Quantum GIS.

O mapeamento considera elementos como perímetro urbano e área urbana, escolas, terminais de transporte e os próprios empreendimentos já implantados no município.

O produto final é um mapa síntese, que é o cruzamento dessas variáveis e é compartilhado via web, ficando disponibilizado para visualização.

Cerca de 20 municípios já fizeram a orientação a distância e em breve os mapas serão disponibilizados. A meta é ampliar e fornecer esta metodologia para todos os municípios aptos a receber empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Fonte: Ascom/ Ministério das Cidades