43 anos completa Codesaima pelo desenvolvimento de Roraima e trabalho em habitação

Foto: Ascom/Codesaima

Empresa atuou nas áreas de habitação, na produção de alimentos e criou estruturas importantes

A Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), nesta segunda-feira, 3, completou 43 anos de fundação. A empresa, de economia mista, foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento rural e urbano do Estado pela Lei nº 6.693, em 1979, ainda no Território Federal de Roraima.

A Codesaima atuou nas áreas de habitação, com esta diretriz, construiu 4.565 moradias em 23 conjuntos residenciais do Estado; na produção de alimentos, criou estruturas importantes como o Mafir (Matadouro e Frigorífico Industrial de Roraima), o Incubatório de Frangos, a Usileite, a Usina de Calcário e a Fábrica de Gelo em Caracaraí, entre outras unidades. O registro de áreas com grande potencial para exploração mineral também foi garantido pela empresa.

A iniciativa privada começou a ter condições de atender às necessidades da população em 1988, pois Roraima tornou-se uma unidade federativa do Brasil, portanto com maior autonomia. Conjuntos residenciais como Manaíra, Cruviana, Uailã, Auaris, Macunaíma, Jardim Floresta e Vila Jardim, tiveram sua participação e manteve até 2018 o Mafir funcionando e comercializando seus produtos.

“A Codesaima sempre protagonizou grandes projetos de desenvolvimento, sendo um pilar fundamental para o Estado que estava nascendo”, analisou a presidente da Codesaima, Maria Dantas, destacando a importância da Companhia para o Estado.

O novo estatuto da Codesaima, que redefiniu o perfil para atuar intensamente nas áreas da habitação e mineração, foi aprovado em 20 de agosto de 2020, pelo governador Antonio Denarium e o conselho administrativo da empresa.

Dois programas de grande relevância: o “Morar Melhor” e o “Aqui Tem Dono” também foram iniciados pela Codesaima na habitação.

Pequenas e médias reformas nas casas de famílias carentes são executadas pelo primeiro. A ação já tem mais de 7 mil inscritos e mais de 2 mil beneficiados atualmente.

Um programa do Governo de Roraima para a regularização fundiária urbana e rural é o “Aqui Tem Dono”. Desde 1979, a Codesaima regulariza os conjuntos habitacionais erguidos e faz o mapeamento de áreas que ainda estão em seu nome em bairros para, posteriormente, iniciar o processo de transferência destes imóveis para os verdadeiros proprietários.

Saiba mais em: https://roraimaemfoco.com/codesaima-completa-43-anos-de-trabalho-em-habitacao-e-pelo-desenvolvimento-de-roraima/

Fonte: Roraima em Foco