A partir da próxima segunda-feira (29), devem realizar a atualização, que ocorrerá em cinco pontos da cidade, cerca de 21 mil famílias beneficiárias do atendimento habitacional provisório
Por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), a Prefeitura de São Paulo fará a atualização de informações dos titulares das famílias beneficiárias do auxílio aluguel, que ocorrerá entre 29 de agosto e 14 de outubro. Serão ao todo sete semanas de atendimento. A atualização cadastral será presencial e não poderá ser feita por representante e é obrigatória para a continuidade do recebimento do benefício.
A Central SP156 contará com o processo de mobilização ativa (realização de ligações) para agendamento dos atendimentos, a partir de segunda-feira (29) e até 14 de outubro. Porém, para realizar o seu agendamento, os beneficiários também podem ligar. Os titulares do benefício deverão comparecer à Central de Atendimento da Habitação (Avenida São João, 299 – Centro) ou nos pontos de atendimentos regionais somente após o cadastro (veja lista abaixo).
Os documentos que deverão ser apresentados são: documento com foto (RG ou CNH), comprovante de residência (serão aceitas contas de consumo de água, luz ou telefone em nome do beneficiário – emitidas nos últimos três meses; contrato de locação com firma reconhecida ou declaração do proprietário do imóvel em que o beneficiário reside) e comprovante de renda familiar (Carteira de trabalho, três últimos holerites ou autodeclaração de renda assinada sob as penas da lei).
O Auxílio Aluguel é um dos benefícios sociais que tem o objetivo de auxiliar as famílias de baixa renda por um período determinado, entre outros, criados pela Prefeitura Municipal de São Paulo. A concessão de benefício financeiro complementar à renda familiar, com finalidade de auxiliar a família na cobertura de despesas com moradia, é o que se entende por atendimento habitacional provisório.
De acordo com a Portaria SEHAB nº 131/2015, para a concessão do auxílio aluguel é analisado o enquadramento das famílias nas seguintes situações: remoção em decorrência de obras públicas estratégicas, atendimento emergencial em decorrência de desastres em áreas de ocupação consolidada ou remoção de moradores em áreas consolidadas por motivo de risco. Atualmente cerca de 21 mil famílias recebem o benefício de R$ 400 reais.
O auxílio aluguel é apenas uma das modalidades existentes A Secretaria Municipal de Habitação tem ampliado os instrumentos de atendimento à população vulnerável para reduzir o déficit habitacional.
Disse João Farias, secretário municipal de habitação: “Com a atualização cadastral temos uma gestão transparente e eficiente”.
Pontos de atendimento para atualização cadastral
Os atendimentos ocorrem até 14 de outubro, de segunda a sexta-feira, 8h às 17h;e aos sábados. das 8h às 13h, nos seguintes endereços:
- Subprefeitura Ipiranga – Rua Lino Coutinho, 444 – Ipiranga;
- Associação Nova Esperança São Francisco: Rua Morro das Pedras, 206:
- Subprefeitura da Freguesia do Ó – Avenida João Marcelino Branco nº 95 – Vila dos Andrades;
- Subprefeitura de M’ Boi Mirim – Av. Guarapiranga, 1.695 – Parque Alves;
- Central de Habitação – Av. São João, nº 299 – Centro.
Fonte: SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo