Oficina com estados e municípios do Centro-Oeste vai debater os Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentáveis (ODUS)

Promovido pelo MDR em parceria com a GIZ e o WRI Brasil, evento será realizado nos dias 26 e 27 de agosto. Inscrições já estão abertas

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) abriu inscrições para oficina com representantes dos estados e municípios da Região Centro-Oeste que vai discutir a elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). O evento será realizado nos dias 26 e 27 de agosto e marcará o encerramento das discussões em âmbito regional.

O prazo de inscrições para Oficina Centro-Oeste vai até 13 de agosto, às 22h. A confirmação da participação será feita até cinco dias antes da realização do evento on-line. Clique neste link para participar.

“A ideia é que, nestas oficinas, possa estar representada uma gama de perfil de cidades: desde pequenos centros locais até regiões metropolitanas. Só assim será possível incluir a diversidade territorial e as visões regionais e locais na formulação desta agenda que queremos para as cidades brasileiras”, destaca a coordenadora de Apoio à Gestão Regional e Urbana do MDR, Fernanda Capdeville.

A oficina é promovida pelo MDR, em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o World Resource Institute (WRI) Brasil, uma organização de pesquisa, e conta com apoio da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

Os participantes das oficinas integram o processo colaborativo para formular os Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS), que servirão de norte para a elaboração da PNDU.

Etapa nacional

Antes da etapa regional, o MDR também promoveu uma oficina nacional, nos dias 25 e 26 de maio. Entre os temas abordados estiveram agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação urbana e de qualidade, saneamento, desafios digitais e orçamentários, mobilidade urbana, infraestrutura e desigualdades.

Conferências livres

Até o dia 28 de julho, estão abertas inscrições para Conferências Livres no Portal Co.laborar. Elas serão espaços para discussão da sociedade civil sobre os ODUS e suas contribuições serão consideradas na formulação da agenda nacional.

A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano

O Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) coordena o processo de formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Uma das finalidades é apoiar os municípios a executarem ações de política urbana nos seus territórios. Esse apoio será feito considerando as diferentes realidades das cidades brasileiras.

Os Objetivos de Desenvolvimento Urbano Sustentável (ODUS) que estão sendo elaborados nas oficinas devem refletir uma visão de futuro, clara e comum, que devem ser atingidas pelas cidades.

Saiba mais neste link.

Confira o calendário com todas as atividades:
Oficina Regional – Sul: 16 e 17 de junho de 2021
Oficina Regional – Nordeste: 30 de junho e 01 de julho de 2021
Oficina Regional – Sudeste: 14 e 15 de julho de 2021
Oficina Regional – Norte: 04 e 05 de agosto de 2021
Oficina Regional – Centro-Oeste: 26 e 27 de agosto de 2021
Conferências Livres – entre 16/8 a 5/9 (inscrições até 28/7)

Fonte: Governo Federal