Governo de Goiás capacita gestores dos municípios para execução conjunta de política habitacional

Foto Sérgio Willian/ Agehab GO

5d5c5b9d3ed11

Com a participação de 350 gestores municipais e entidades, a Agência Goiana de Habitação (Agehab) realiza amanhã (16/10) o IV Seminário de Trabalho Social em Habitação – Caminhos e Desafios. Será percorrido em conjunto com os parceiros o caminho construído pelo Governo do Estado para garantir o direito à habitação digna em Goiás. O Seminário vai capacitar gestores públicos municipais e estudantes de várias áreas envolvidas com habitação, como Serviço Social, Engenharia, Arquitetura e Direito, para atuarem em consonância com a legislação e as reais necessidades das famílias beneficiadas com moradia. O seminário será realizado das 7h30 às 18 horas, na Câmara Municipal de Goiânia.

 De acordo com o presidente da Agehab, Eurípedes do Carmo, quando se pensa em habitação é preciso levar em conta toda a infraestrutura, acesso e condições financeiras para a família se manter na moradia. Segundo ele, a nova legislação prevê o acompanhamento dos moradores em todo o processo, no pré e pós-ocupação, para promoção integral de sua qualidade de vida. Para Eurípedes do Carmo, os profissionais envolvidos na execução da política habitacional devem ser preparados para atuar nessas frentes de trabalho. Ele conclama os gestores públicos e outros parceiros a contribuírem de forma ativa para o fortalecimento do sistema estadual de habitação de interesse social e com isso assegurar o acesso das famílias à moradia de qualidade.

Segundo o presidente da Agehab, nada é mais inclusivo do que o acesso à moradia digna. “A casa própria continua sendo o maior sonho das famílias brasileiras. E uma grande parcela da população só vislumbra essa realização se as políticas públicas federais, estaduais e municipais convergirem, de forma planejada e integrada, para a execução de programas que efetivamente facilitem o acesso das famílias de pouco poder aquisitivo a esse direito fundamental”, destaca.

O Seminário tem início com a mesa redonda “O atual cenário da política de habitação de interesse social”, com as palestras “Cidades na cidade: habitação social e produção do espaço urbano em Goiânia”, com o arquiteto e urbanista, mestre e doutorando Edinardo Rodrigues Lucas, e “Produtos Caixa para Habitação de Interesse Social”, com o engenheiro civil e gerente Negocial de Habitação de Goiânia da Caixa Econômica Federal, Flávio da Silva Valente.

No período vespertino, a mesa redonda terá o tema “Programas Habitacionais da Agehab – Como acessá-los? ”, com as várias áreas da Agência envolvidas no percurso para garantia do direito à habitação em Goiás, como jurídica, projetos, convênio, serviço social e cadastro, obras e fiscalização e regularização fundiária.

Serviço: Agehab realiza amanhã Seminário de Trabalho Social em Habitação
Data: Quarta-feira (16/10), das 7h30 às 18h
Local: Câmara Municipal de Goiânia
Público-alvo: gestores municipais, entidades parceiras e estudantes

Fonte: Agência Goiana de Habitação