Agehab participa de Encontro sobre Construção e Sustentabilidade com projeto Casa Solar

Foto: Divulgação/ Goiás Agora

Foto: Divulgação/ Goiás Agora
Foto: Divulgação/ Goiás Agora

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) participa nesta quinta-feira (08/06) da programação do 5º Encontro sobre Construção e Sustentabilidade (Ecos), que vai ser realizado no auditório do Sindicato da Indústria de Construção de Goiás (Sinduscon Goiás). O diretor Técnico da Agência, Marcel Bruno Souza, e o engenheiro Leandro Kazuaki Tsuruda vão apresentar o projeto Casa Solar na palestra “A Importância da Energia Solar para o Desenvolvimento Sustentável e Social”. A exposição está marcada para as 16 horas.

Com o Casa Solar da Agehab, o Governo de Goiás assume mais uma vez o pioneirismo no País na execução de programas habitacionais inovadores. O projeto já é um marco na história da habitação de interesse social no Brasil e beneficia em sua primeira etapa 1.200 moradias com sistemas de energia solar fotovoltaica, ligados à rede da Celg, capazes de gerar até 70% de economia na conta de luz das famílias beneficiárias.

A Agehab começou os projetos-pilotos do programa pelos municípios de Alto Paraíso, no Nordeste Goiano, e Pirenópolis, na Região Central do Estado. Em Alto Paraíso, município que recebe atenção integral do Governo de Goiás para cumprir os 17 objetivos de sustentabilidade sugeridos pela Organização das Nações Unidas (ONU),  a Agehab dotou 40 moradias do Setor Novo Horizonte com duas placas de energia fotovoltaica. A meta do município é conquistar o título de Cidade Modelo do País em sustentabilidade

As moradias foram construídas com recursos do premiado programa Cheque Mais Moradia – que inspirou o Cartão Reforma do governo federal – em parceria com o Minha Casa Minha Vida. Além das moradias, a Agehab assumiu a construção de duas praças sustentáveis em Alto Paraíso, em todos os aspectos. Já em Pirenópolis, a Agehab implantou o sistema de energia fotovoltaica em 146 unidades habitacionais. Cada moradia recebeu uma placa e a estrutura pronta para instalação de outra no futuro, o que poderá ser feito com recursos da própria família.

Ainda na programação do evento estão previstas também a apresentações do engenheiro químico da Aguamundi Maurício Cavalcante, que vai mostrar estudo comparativo de sistemas de tratamento de águas cinzas, e da gestora ambiental da New Inc Construtora e Incorporadora Bruna Santos, que vai falar sobre a viabilidade do mesmo assunto. Executivo do Green Building Concuil Brasil, Felipe Faria fala de economia e construção sustentável, enquanto o gerente de consultoria do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) Wagner Oliveira relata a história do primeiro edifício certificado na construção civil.

Por fim, o diretor da Montage Construtora Rodrigo Basso fala sobre construções inteligentes.  No intervalo das apresentações e ao final do dia haverá debates. Para participar é preciso se inscrever no site do Sinduscon, www.sinduscon.com.br, e colaborar com a doação de um brinquedo, que será cedido para crianças assistidas pelo Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ). Informações pelo telefone 3095-5166.

SERVIÇO
Evento: 5º Encontro Sobre Construção e Sustentabilidade (Ecos)
Data: 08/06/2017, quinta-feira
Horário: das 13h30 às 18h30
Local: Auditório José Alves Fernandes Filho – Sinduscon-GO, Rua João de Abreu , nº 427, Setor Oeste
Informações: (62) 3095-5166

Fonte: Ascom da Agehab/GO