Ministro das Cidades autoriza início das obras de 1.298 moradias do MCMV, em Porto Alegre (RS)

Foto: Rafael Luz/ MCidades

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, autorizou, nesta quinta-feira (25), em Porto Alegre (RS), o início das obras de 1.298 unidades habitacionais no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) vinculado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

As unidades fazem parte do Condomínio Residencial Loteamento Irmãos Maristas, localizado no bairro Mário Quintana. O custo das obras está orçado em R$ 112,47 milhões do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Das 1.298 moradias destinadas às famílias da Vila Nazaré e de áreas de risco no Parque Chico Mendes e Jardim das Cachoeiras, 1.200 são apartamentos e 98 casas. Estima-se que os imóveis beneficiarão 5.192 pessoas com renda mensal familiar de até R$ 1,8 mil (Faixa 1).

Na ocasião, Bruno Araújo reiterou a importância de se honrar com os compromissos, sem fatura atrasada. “O MCidades tem duas grandes missões: é um grande contratador e um grande indutor de negócios. Como contratador, só interessa como sinônimo de contratador quem é bom pagador e modéstia à parte, resgatamos a credibilidade. E somos hoje bons pagadores, com adimplência, antecipando o cronograma de pagamentos no Brasil.”

Sobre o início das obras de moradia do MCMV em Porto Alegre, ele considerou o empreendimento como importante eixo social, atendendo homens e mulheres, com direito à moradia, tirando de áreas absolutamente insalubres e de risco e entregando residências a quem mais precisa. “Toda uma estrutura para dar dignidade a essas famílias”, enfatizou.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, fez referências ao trabalho de Bruno Araújo. “No nosso governo nós pactuamos. Não entregamos nenhuma notícia para a imprensa se não entregarmos o fato concreto junto. Sei do esforço que foi feito no ministério para que depois de um ano fossem retirados contratos fantasmas firmados”, ressaltou. E concluiu: “Aos representantes da comunidade eu queria registar que esse não é mais um evento de marketing. É um evento que representa num futuro próximo, superando quem sabe uma década de espera, onde hoje vai começar efetivamente a mudança real da vida dos senhores no que se refere à questão habitacional.”

Visita – Ainda na capital gaúcha, Bruno Araújo e Nelson Marchezan Júnior também visitaram a sede da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (TRENSURB).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Cidades