Brasília (DF) – O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, nesta segunda-feira (6), 500 apartamentos a famílias de baixa renda da cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. O secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, participou da cerimônia de inauguração do Residencial Campo Belo, que vai beneficiar cerca de 2 mil pessoas com a casa própria.
O empreendimento tem dois módulos, um com 240 apartamentos, divididos em 12 blocos, e outro com 260 apartamentos, divididos em 13 blocos. Os prédios contam com cinco andares, com quatro unidades por pavimento. O empreendimento integra o Programa Casa Verde e Amarela e recebeu R$ 47,5 milhões em recursos federais, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Desse total, 90,59% foram repassados desde 2019.
“Além do empreendimento muito bem realizado, as famílias vão contar com toda a infraestrutura urbana. Trata-se de levar cidadania, e não só imóvel, para as famílias”, destacou o secretário Alfredo Santos.
O residencial conta com infraestrutura completa de água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação, drenagem e transporte público, além de escola, creche e postos de saúde e de segurança nas proximidades. Mais uma creche para 300 crianças está sendo construída nos arredores com recursos do FAR. A previsão de entrega é neste mês de junho.
Casa Verde e Amarela
Lançado pelo Governo Federal em agosto de 2020, o Programa Casa Verde e Amarela busca facilitar o acesso à moradia digna. Com avanços e novidades, permitiu que mais de 1,25 milhão de unidades habitacionais fossem entregues em todas as regiões do País desde 2019 – uma média de 1,1 mil por dia. Com isso, cerca de 5 milhões de pessoas foram beneficiadas com a casa própria.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional