Com assento no GT Sustentabilidade a ABC troca informações em reunião no último dia 05 com o GT-SiMaC onde também participaram 33 empresas em 7 estados para estabelecer metas e indicadores na produção
Coordenada pela Secretaria Nacional de Habitação – SNH, no Ministério de Desenvolvimento Regional – MDR, a ABC participou de reunião, no último dia 05, do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH).
O CTECH é composto por 23 membros e é coordenado pelo Secretário Nacional de Habitação. Os representantes de cada órgão, ou entidade, atuam por meio de Grupos de Trabalho que são instituídos conforme a necessidade do Programa e que atualmente são divididos em cinco, a saber:
GT-SiAC – Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil;
GT-SiMaC – Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos;
GT-SiNAT – Sistema Nacional de Avaliações Técnicas de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais;
GT-Comunicação e
GT-Sustentabilidade.
A ABC tem assento no GT Sustentabilidade e na reunião do último dia 05 o objetivo foi trocar informações com o GT-SiMaC.
A engenheira Lidiane S. Oliveira, da Escola Politécnica da USP, apresentou o Benchmark de Blocos de Concreto para pavimentos intertravados.
Participaram 33 empresas em 7 estados, que somam 50% das fábricas de blocos do país. O principal objetivo deste trabalho era para o Setor se conhecer e estabelecer metas e indicadores na produção.
Na sequência o professor Orestes Gonçalves apresentou o Programas Setoriais da Qualidade – PSQ sobre o Uso Eficiente da Água – O caso da redução do volume de descarga das bacias sanitárias.
Este trabalho teve relevância para a sociedade como um todo e dele participaram as indústrias responsáveis pela execução das bacias com caixa acopladas e a redução em seu tamanho. Ao longo deste trabalho vários ajustes foram necessários para assegurar seu bom desempenho e para estruturar a governança.
Texto: Nelson Szwec – Secretário Executivo ABC