https://www.abc.habitacao.org.br

Habitação e Mercado Imobiliário: ABC, COFECI e INDIP firmam Acordo de Cooperação durante o CIMI360 no Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO (RJ) – Durante a realização do CIMI360 (Congresso Internacional do Mercado Imobiliário), sediado no Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) firmou um importante Acordo de Cooperação tripartite. O ato formaliza a ampliação da parceria já existente entre o setor público habitacional e os corretores de imóveis, integrando agora oficialmente o Instituto Nacional de Desenvolvimento de Imóveis Públicos (INDIP).

A solenidade contou com a participação da presidente da ABC, Maria do Carmo Avesani Lopez, do presidente do Sistema COFECI-CRECI, João Teodoro da Silva, e do presidente do INDIP, Heitor Kuser.

Fortalecimento do setor e ampliação da cooperação

O novo termo sucede as primeiras tratativas e acordos iniciados em edições anteriores do evento, avançando na integração entre as entidades para potencializar políticas públicas habitacionais, regularização e gestão de ativos imobiliários.

O objetivo central do protocolo é o fortalecimento institucional mútuo e a atuação integrada em pautas de interesse comum, com foco especial na habitação de interesse social e na estruturação do patrimônio imobiliário público:

  • Atuação da ABC: Promover e apoiar institucionalmente ações em prol da habitação e do mercado imobiliário, estreitando pontes entre corretores, poder público e autarquias habitacionais.
  • Atuação do COFECI: Mobilizar os mais de 650 mil profissionais e empresas do Sistema COFECI-CRECI, desenvolvendo ferramentas para divulgação de programas habitacionais e prospecção de imóveis que atendam às demandas sociais.
  • Entrada do INDIP: Como nova entidade signatária, o INDIP assume o papel técnico de identificar, normatizar, organizar cadastros e estruturar o patrimônio público (União, estados e municípios), transformando ativos públicos em soluções viáveis para projetos imobiliários e habitacionais.

União de esforços sem repasse de recursos

O acordo tem vigência inicial de 12 meses e estabelece a cooperação técnica contínua entre as equipes, compartilhamento de informações técnicas e bases de conhecimento (respeitando as diretrizes da LGPD), além de ações conjuntas em eventos e projetos de desenvolvimento urbano sustentável. O protocolo reafirma o compromisso dos agentes públicos e privados em enfrentar o déficit habitacional e modernizar a gestão de propriedades públicas no Brasil.