Gestores do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social revisaram e debateram ações recentes da pasta
Brasília (DF) – Nesta quinta-feira (15), o Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (CGFNHIS) se reuniu, na sede do Ministério das Cidades, para debater o balanço das ações orçamentárias sob gestão da Secretaria Nacional de Habitação (SNH), e sob gestão da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), ambas em 2025, juntamente com itens a serem deliberados pelo conselho. O encontro foi a 33ª Reunião Ordinária da pasta.
O CGFNHIS tem uma série de competências, dispostas em decreto. O grupo deve, dentre outras funções, deliberar sobre as cotas de recursos do FNHIS; acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos do FNHIS; estabelecer as diretrizes e critérios para a seleção de projetos a serem financiados; e articular as ações dos diversos atores envolvidos na habitação de interesse social.
Na reunião, o debate em prol do fortalecimento e crescimento das habitações de interesse social se iniciou com uma revisão das ações orçamentárias realizadas por parte das gestões da SNH e da SNP. Os conselheiros aproveitaram para tirar suas dúvidas e fazer sugestões acerca do FNHIS.
Para finalizar o encontro, também foi aprovado o calendário para outras reuniões do Conselho Gestor para 2025, além das atas de reuniões passadas e a homologação da Resolução nº 61, de 7 de novembro de 2024.
Participaram, de forma presencial e remota, representantes de diversas pastas do poder público, como o Ministério das Cidades, da Cultura (MinC) e da Saúde (MDS), além de membros da Caixa Econômica Federal, Confederação Nacional do Comércio (CNC), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Confederação Nacional da Associação de Moradores (CONAM), Central de Movimentos Populares (CMP), União Nacional por Moradia Popular (UNMP) e Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM).
Por Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Balanço de ações orçamentárias é pauta do Conselho Gestor do FNHIS — Ministério das Cidades
