Programa Melhorias Habitacionais beneficia família em São Sebastião, no Distrito Federal

Para oferecer um melhor conforto dos moradores, a planta original foi alterada pela equipe de arquitetura da Codhab, e mais um quarto teve de ser construído, sendo que os três cômodos mudaram para a parte dos fundos do lote

Esperança e paciência são virtudes da dona Valdeci de Vasconcelos, de 62 anos, moradora na cidade de São Sebastião, desde 1993. Contemplada com o programa Melhorias Habitacionais da Codhab-DF (Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal), a auxiliar de serviços gerais realizou sua inscrição em 2018 e nunca desistiu do sonho de ver seu lar reformado.

Com o início das obras em novembro de 2023, a proprietária prometeu que iria para a sua residência apenas quando estivesse pronta. E na última terça-feira, sem esconder a emoção, a moradora conheceu seu novo lar. 

A casa, localizada em São Sebastião, estava totalmente insalubre. Os cômodos, que possuíam pouca ventilação e iluminação, foram reformulados para gerar mais qualidade de vida aos moradores. Além da dona Valdeci, as filhas Juliana e Cecília, e o neto Paulo Vitor vivem no local.

Na presença dos familiares, a auxiliar de serviços gerais contou como foi o processo para participar do projeto. “Me informaram onde estava o posto da Codhab e eu fui lá me inscrever. Depois uma assistente social veio aqui na minha casa, olhou tudo e conversou comigo. E recentemente fui selecionada. Estou muito feliz e explodindo de felicidade. Eu gostei muito. Eu perguntei ‘Como será que vai ficar? Deve ficar linda’. Eu falei que viria aqui só quando estivesse pronta. Ficou lindo demais, eu amei tudo”, disse a moradora.

Para um melhor conforto dos moradores, a planta original foi alterada pela equipe de arquitetura da Codhab. Mais um quarto foi construído e os três cômodos mudaram para a parte dos fundos do lote. Na intervenção arquitetônica, para expandir a área da sala, foi planejado um ambiente integrado com cozinha. Em relação ao banheiro, havia a necessidade da construção de um novo, devido ao número de pessoas na casa. O social foi reformado com novas instalações hidráulicas e um novo revestimento. 

Responsável pela reforma, a arquiteta da companhia Raiane Gomes detalhou as soluções adotadas para reparar as deficiências apontadas. “Era muito difícil ficar na sala. Quase não havia conforto térmico na casa. Para resolver essa situação e da iluminação, nossa equipe colocou forro de PVC no teto e fez ventilação cruzada. Pensando no bem-estar e saúde das pessoas nós planejamos um poço de ventilação no quarto, que não tinha janela. E todas as esquadrias foram trocadas e novas louças instaladas, devido ao mau estado”, explicou.

De acordo com a profissional, também foi necessário pintar e rebocar todos os cômodos. Construída na década de 1990, o local apresentava problemas de adensamento. E para resolver as falhas no telhado, com goteiras e mofo, foi preciso a troca completa e ainda executar um trabalho de impermeabilização.

Presente na entrega, o diretor de assistência técnica da Codhab, Mauro Rocha, elogiou o acabamento da nova residência e destacou o comprometimento da companhia em proporcionar novos lares aos contemplados no programa Melhorias Habitacionais. O Governo do Distrito Federa) investiu R$ 96 mil para transformar a casa da dona Valdeci e sua família.

O “Melhorias Habitacionais” é direcionado às famílias com renda mensal de até três salários mínimos e moradoras do DF há pelo menos cinco anos, em áreas próprias de interesse social regularizadas ou passíveis de regularização. Além disso, o interessado não pode possuir outro imóvel e apresentar problemas de salubridade ou segurança na residência.

Por Guilherme Abarno

https://www.codhab.df.gov.br/postagem/1984