Para projeto habitacional 43 mil novas moradias no DF estão previstas por Secretário

Foto: Tatiana Reis/Divulgação

José Humberto citou avanço de projetos para moradias e obras habitacionais em nova etapa de reuniões da transição do Governo do DF

Com a expectativa de 43 mil novas moradias na capital nos próximos anos, foi como o Secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto, saiu da reunião de transição desta terça-feira (22/11). Durante a próxima gestão, a ideia é avançar na política de habitação.

Após a reunião com secretários, ele disse: “A etapa de hoje foi muito boa, principalmente na área de infraestrutura, desenvolvimento urbano, saneamento básico, obras de maneira geral. Tivemos uma definição clara de investimentos nessa área, principalmente em desenvolvimento urbano, criação de novos setores habitacionais, atendimento de habitação”.

Além das 43 mil moradias estimadas pelo governo, outras 37 mil serão “programadas para o futuro”, José Humberto adiantou. A transição do GDF deve travar diálogos com o governo federal, para isso.

Detalhou: “Essa aproximação com o governo federal deve acontecer a qualquer momento, tão logo a transição deles avance. A nossa já está mais avançada, até porque é a continuidade de governo, colocando luz nas questões mais prioritárias, mais importantes. Nessa questão de habitação, sem o governo federal, dificilmente conseguiremos atingir a meta e alcançar a população que desejamos”.

As propostas serão para beneficiar todas as faixas de renda, mas prioritariamente a chamada Faixa 1, de pessoas mais vulneráveis, ainda declarou o secretário.

E completou: “Temos carência de resolver o problema da moradia de 0 a 3 salários mínimos, principalmente na faixa 1, que é de 0 a 1 salário mínimo e meio. Não é possível permanecer da maneira que está, sem atendimento dessa população que é uma das mais vulneráveis da moradia.”

José Humberto afirmou também estar já adiantada a concretização das Regiões Administrativas de Água Quente e Araponga, após a reunião do dia da transição. Ibaneis Rocha (MDB) já enviou à Câmara Legislativa o projeto de oficialização das duas novas RAs entre hoje e amanhã, segundo ele.

Fonte: Metrópoles