Governo de Lula terá foco em obras e habitação combinando no Minha Casa, Minha Vida, aluguel social e novas moradias

Foto: Alf Ribeiro - 22.abr.2019/Folhapress

Rebatizado de Casa Verde e Amarela por Bolsonaro, o programa deve ser resgatado por Lula

Combinar políticas de aluguel social com a construção de novas moradias para a baixa renda em uma retomada do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida é o que pretende a equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Para mapear obras paralisadas e reunir estudos sobre as frentes que podem ser incorporadas no aperfeiçoamento do programa, criado em março de 2009 por Lula, o grupo de transição tem mantido diálogo com o setor de construção civil.

Para que não sejam repetidos erros do passado, como localização de difícil acesso dos empreendimentos, o setor de construção alerta para problemas do passado, mas vê com bons olhos as mudanças.

O Minha Casa, Minha Vida sofreu com a redução drástica dos recursos destinados ao programa no governo Jair Bolsonaro (PL) e ganhou tração apenas por meio de financiamentos subsidiados, sendo rebatizado de Casa Verde e Amarela.

A política sofreu um corte de 95% em suas verbas, na proposta de Orçamento de 2023. Para o FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), que banca a construção de novas casas, a peça reserva apenas R$ 34,2 milhões.

Fonte: Folha de São Paulo
Matéria na íntegra: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/11/pt-quer-combinar-aluguel-social-e-novas-moradias-no-minha-casa-minha-vida.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa