Novos projetos de moradia popular em São Paulo são assinados pela MMBB Arquitetos

Imagem: TEEN Imobiliário / Divulgação

De início 2.760 apartamentos serão erguidos nos bairros Mooca e Anália Franco, a partir de concepções arquitetônicas, urbanísticas e de paisagismo diferenciadas no que refere-se a padrões verificados em moradias populares. Os projetos da Parceria Público-Privada (PPP) municipal de habitação terão a expertise do MMBB Arquitetos, em São Paulo.

“A demanda por habitação é enorme e o modelo da parceria público-privada, que vai viabilizar esses apartamentos, permite a construção em larga escala sem abrir mão da qualidade”, adianta Marta Moreira, sócia diretora do MMBB Arquitetos, escritório que congrega em seu portfólio outros trabalhos desenvolvidos para a transformação de bairros com habitação de interesse social.

O investimento será de R$ 400 milhões e terão, também, a função de fomentar fluxo e permanência em tais áreas da cidade, que têm ampla oferta de transporte e emprego. A Sociedade de Propósito Específico (SPE) TEEN Imobiliário, formada pelas Telar Engenharia e Engeform Engenharia, é a responsável pelas unidades habitacionais nos dois bairros da Zona Leste.

Marta enfatiza que “é realmente algo muito diferente do modelo tradicional de moradia planejada”. Sabe-se que o processo de implantação da PPP se caracteriza pela utilização dos terrenos públicos bem localizados, mas que estejam em situação de subutilização; pela eficiência do processo construtivo; e preservação ambiental e modelagem de financiamento facilitada.

As unidades são voltadas a famílias com faixa de renda (entre um e seis salários), com enquadramento nos programas habitacionais da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab) e considera-se que tenham até 53 metros quadrados.

Fonte: Revista Projeto