Estado do Goiás apresenta novo modelo de contratação de construtoras

Apresentacao-modelo-contratacao-de-construtora-1-1536x1022

A Agência Goiana de Habitação (Agehab), que conduz os programas habitacionais do Estado, adotará um novo modo de trabalhar chamamentos públicos para contratar empresas que executam obras, atendendo também beneficiários no interior do Estado, hoje um dos gargalos do déficit habitacional. O Governo de Goiás está lançando um modelo inovador de contratação de construtoras na área de habitação e interesse social. O objetivo é estimular o interesse de grandes construtores, levando-os também para as menores cidades no interior do Estado.

Os goianos moradores de pequenas cidades terão acesso concreto e mais rápido à moradia de interesse social. Isso porque em novo edital, a ser lançado em novembro, a construção de moradias em grandes cidades, o que é de interesse dos construtores, ficará obrigatoriamente vinculada à edificação também de moradias em cidades pequenas, hoje desassistidas.

Segundo lembra Pedro Sales, presidente da Agehab, um dos principais entraves atuais para a área de habitação de interesse social, que atende as famílias que mais precisam, está na falta de interesse das empresas em construir casas em pequenas quantidades, em municípios do interior. Pedro Sales, apresentou o novo formato para prefeitos dos municípios goianos durante reunião no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na última semana, em encontro organizado pela Associação Goiana dos Municípios (AGM).

Para agilizar o atendimento às prefeituras, a equipe técnica da agência classificou as prefeituras em quatro grupos de trabalho, de acordo com o andamento da situação de infraestrutura de terrenos já oferecidos, como água, luz e documentação, além de estudos topográficos. O edital com essas novas regras deve ser publicado ainda em novembro. Mas a estruturação do trabalho já está sendo realizada pela Agehab.

A Agehab vai dar apoio às prefeituras para solucionar os entraves dos municípios dos grupos 2, 3 e 4, com o suporte da AGM. O grupo 1, que tem cidades como Vila Propício, Aruanã e Chapadão do Céu, será atendido de forma mais rápida, e a meta é que as outras prefeituras avancem para os próximos grupos e destravem o início de suas obras. As prefeituras que estão em melhor situação neste momento estão aglutinadas no grupo 1, enquanto as que têm poucas pendências estão no grupo 2 e assim sucessivamente.

No município, a demanda é de exatamente 29 casas no Conjunto Paula. “O formato anterior tinha alguns entraves que atrapalhavam, esse modelo inovador possibilita a abertura de novas portas”, ressaltou o prefeito de Vila Propício Waldilei José de Lemos, para ele o novo formato atenderá as necessidades de sua cidade.


Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias