ABC participou da 29ª Reunião da Comissão Nacional do SiNAT

Foto: Divulgação/ Construct

Na última quinta-feira (07) o Ministério das Cidades realizou a 29ª Reunião da Comissão do SiNAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Convencionais e Inovadores). A pauta abordava o Credenciamento das ITA’s (Instituições Técnicas Avaliadoras) dos Sistemas Convencionais e Inovadores. Foi apresentada retrospectiva das ações do SiNAT em 2017.

A Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) integra o comitê do SiNAT e foi representado pela consultora técnica da ABC e arquiteta da CDHU, Cecília Parlato, e pela Superintendente de Projetos da Cohapar/PR, Jocely Loyola. Durante a reunião a Comissão Nacional avaliou as diferentes ITA’s já credenciadas no SiNAT.

Sistemas Inovadores

A Comissão Nacional do SiNAT estabeleceu que o escopo das melhorias deveria ocorrer nas áreas onde a ITA não alcançaram um bom desempenho.

Dessa forma, foram deliberados durante a reunião os Planos de Ação de todas as ITA’s que a CN-SiNAT recebeu. Dentre eles a TECOMAT e a LACTEC, que tiveram seus Planos de Ação deferidos pela Comissão Nacional, e desde já poderão atuar nos Sistemas Inovadores com o acompanhamento da Coordenação do SiNAT. A UNISINOS, por dispor de infraestrutura apropriada, porém com dificuldades de se submeter aos parâmetros estabelecidos pela Coordenação Geral do Programa e pela Comissão Nacional do SiNAT, deverá receber a visita de membros da Comissão Nacional (Salette – PBQP-H, Matozinhos  – CBIC e Ercília – CAIXA) para definição do interesse desta instituição em seu credenciamento para Sistema Inovadores.

A ITEP teve o processo indeferido, embora tenha recebido recursos públicos para sua modernização de equipamentos e qualificação de seu corpo técnico, não tem condições de se credenciar neste momento. E a EGIS sequer apresentou o Plano de Ação, ou seja, foi automaticamente indeferido.

Foi apresentado pela gerente de produto da CAIXA, Ercília Maria Mendes Tomaz, dados relativos ao uso dos Sistemas Inovadores na execução do Programa Minha Casa, Minha Vida de 2009 a 2017 (Consulte o relatório aqui).

O engenheiro José Sérgio Passos, da Coordenação do PBQP-H, apresentou um resumo das ações do Sistema SiNAT em 2017, e também as atividades desempenhadas pela da Comissão Nacional no período (Apresentação Coordenação do SiNAT). Dentre os fatos relatados destacou-se o Portal do Desempenho Técnico para HIS, no site do Ministério das Cidades, onde podem ser encontrados todos os documentos aprovados e em processo de certificação no Sistema.

Novo Grupo de trabalho

Em função do grande número de documentos em processo de credenciamento, a Coordenadora-Geral do PBQP-H, Salette Weber, propôs que seja criado um grupo de trabalho, com representantes das três Comissões Nacionais – SiNAT, SiMAC , SiAC e ITA’s, com o intuito de auxiliar na finalização das DATEC’s e FAD’s em elaboração. Com todos de acordo, a proposta será levada à próxima reunião do CTECH, que ocorrerá nesta terça-feira (12). Da CN-SiNAT irão participar deste grupo de trabalho a ABRAINC e a CBIC.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) informou que contratou a engenheira Maria Angélica Covelo para coordenar o processo de revisão da Norma 15.575, e que irá lançar em maio de 2018, em Florianópolis, a Plataforma deste conteúdo no Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC).