https://www.abc.habitacao.org.br

Primeiro Dia do Sinergia Habitação Impulsiona o Programa Acelera FCVS em São Paulo

São Paulo, 15 de abril de 2025 – Teve início hoje, na capital paulista, o aguardado encontro Sinergia Habitação: Acelerando Soluções, um evento que visa promover a colaboração e a busca por soluções para algumas questões relevantes que envolvem as Companhias de habitação brasileiras.

O primeiro dia do evento foi dedicado integralmente ao Programa Acelera FCVS (Fundo de Compensação de Variações Salariais), com apresentações e debates focados em otimizar os processos e garantir o cumprimento do prazo de dezembro de 2026 para as novações dos contratos. Espera-se que essa iniciativa resulte em mais recursos para as Cohabs pagarem suas dívidas junto ao FGTS e, em muitos casos, garantir mais recursos para habitação.

A manhã do Sinergia Habitação foi aberta pelo Diretor da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, Nédio Rosseli, e prosseguiu com a apresentação da Diretora de Fundos de Governo da CAIXA, Danielle Mendonça de Souza dos Reis. Ela abordou a recente Resolução nº 487 do CCFCVS – Conselho Curador do Fundo de Compensação de Variações Salariais – referente à análise automatizada, que simplifica o processo de habilitação dos contratos junto ao FCVS. A representante da CAIXA também detalhou outras ações em curso pela instituição, todas voltadas para o alcance da meta estabelecida. Na sequência, a Gerente Nacional do FCVS da Caixa, Gabriela Castro Pedrosa, abordou os aspectos operacionais do processo.

Ainda no período da manhã, as empresas Prognum/Elógica e Elonet, prestadoras de serviços na área do FCVS, apresentaram suas soluções para a aceleração dos processos.

No período da tarde, um momento de grande relevância foi a apresentação dos representantes das Companhias. Cada COHAB presente abordou os maiores desafios encontrados em suas atividades operacionais com o FCVS, compartilhando suas experiências e dificuldades de forma concisa e direta. Essa troca de informações prática e objetiva visa identificar gargalos e direcionar as discussões para soluções efetivas.

Em seguida, houve uma sessão interativa de tira-dúvidas com os representantes da Caixa sobre as questões apresentadas pelas COHABS.

O dia foi encerrado com debates e o encaminhamento de possíveis soluções e próximos passos.

O encontro continua amanhã, dia 16 de abril, com foco nas peculiaridades das Companhias de Habitação e nas oportunidades e desafios para as Companhias Municipais, com a participação do presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, e relatos de atuações emblemáticas da Cohab Campinas, Cohab São Paulo, Santos e Emcasa de Juiz de Fora/MG. A palavra também será assegurada às demais Cohabs presentes.