A Prefeitura de Porto Alegre, através do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), entregou para 187 famílias da Vila dos Ferroviários, no bairro Humaitá, a segunda via das matrículas dos seus imóveis, na sexta-feira, 7. A comunidade, que foi uma das mais atingidas pela catástrofe climática de maio, já havia passado por regularização fundiária. A ação foi realizada em conjunto com a Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça e com o Registro de Imóveis da 4ª Zona de Porto Alegre e conta com recursos do Fundo Notarial Registral (Funore) para cobrir as despesas com a emissão dos documentos.
A secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi, ressaltou que o ato simboliza o recomeço das famílias. “Nunca imaginei que faríamos uma segunda entrega de matrículas no Ferroviários e ver de perto tudo o que essas famílias passaram, mas agora é tempo de voltar à normalidade da vida e recomeçar,” ressaltou a titular da pasta da SMHARF.
Histórico – Em junho de 2021, a prefeitura finalizou o processo de Reurb na Vila dos Ferroviários. A área da vila, de 112 hectares, foi doada pela União ao Município de Porto Alegre em 2011 com a condição que nela fosse feita a regularização. A partir disso, em 2014, teve início o processo de Reurb, abrangendo os moradores de 186 lotes, dos quais 91 tiveram suas matrículas entregues ainda em 2020.
Participaram da entrega o secretário-adjunto da SMHARF, Luís Antônio Steiglich, o juiz corregedor, Felipe Lumertz, e o registrador do Registro de Imóveis da 4ª Zona, Guilherme Pinho Machado, e equipes do Demhab.
Por Departamento Municipal de Habitação Demhab