O 68º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social ocorreu nos dias 07, 08 e 09 de dezembro, pela segunda vez no formato online.
Nestes três dias de evento, profissionais do setor de habitação e da construção civil tiveram a oportunidade de conhecer e participar dos debates sobre as propostas do governo para o setor.
O evento contou com opiniões, sugestões e algumas ações dos agentes públicos de habitação de estados e municípios para o enfrentamento do problema habitacional, levando em consideração a situação atual e cenários pós pandemia. Grandes nomes da política habitacional estiveram nesta edição do fórum, foram elas:
Maria do Carmo Avesani – Presidente da ABC e da Agência Nacional de Habitação Popular do Mato Grosso do Sul
Flavio Amary – Presidente do FNSHDU
Alfredo dos Santos – Secretário Nacional de Habitação
Alexandre Cordeiro – Superintendente Nacional Executivo da Caixa Econômica Federal
Silvio Figueiredo – Consultor e sócio da URBALEGIS
Mirna Chaves – Diretora do Departamento de Urbanização do Ministério do Desenvolvimento Regional
Alessandra Vieira – Diretora do Departamento de Articulação e Planejamento e Secretária substituta da SNH/MDR
Cerca de 1.663 participantes puderam acompanhar fazendo perguntas no chat aos membros das mesas, onde algumas delas foram respondidas. Durante a programação e dentre os diversos temas abordados nas mesas de diálogos, os convidados discutiram sobre:
– Os desafios e novidades da política habitacional e as ações dos Estados;
– Reurb – Impactos positivos nas receitas públicas e gargalos tributários;
– Seguro Habitacional como facilitador de crédito para moradias; e
– Habitação de Interesse Sustentável – Programa que resultou do convênio Brasil/Alemanha com o apoio da ABC;
No último dia, houve a apresentação dos projetos premiados no concurso nacional realizado pela IAB, onde os arquitetos Ricardson Ferreira Ricardo, Paula Vilela e Luis Loyola apresentaram seus projetos que serão implantados no município de Londrina, Campo Grande/MS e Olinda/PE
Além desses e outros temas, o fórum falou sobre as medidas da Caixa para o crédito imobiliário, política de juros e metas atingidas em 2021, as perspectivas para 2022, orçamento do FGTS para 2022 e prioridades, e exemplos de parcerias bem-sucedidas com o setor público.
Na parte final do evento foram divulgados os ganhadores do concurso anual Selo de Mérito, promovido pela ABC.
A Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação – ABC e o Fórum de Secretários – FNSHDU, realizam a cada ano o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que reúne agentes públicos e técnicos de Cohabs e Secretarias de Habitação, prefeitos, secretários de estado e municipais, representantes do Governo Federal, empresas que atuam no setor e representantes das universidades para debater os desafios e avanços da habitação no Brasil, promovendo discussões com foco na habitação e regularização fundiária.