O trabalho técnico social está sendo executado em vários municípios do Piauí, onde a ADH-PI está construindo obras de habitação
A Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH-PI) executa projeto técnico social no município de União, onde estão sendo construídas unidades habitacionais por meio do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) que integra o extinto programa habitacional Minha Casa Minha Vida. O evento aconteceu na Escola Felinto Rego.
Os beneficiários são moradores das comunidades rurais Bela Fonte, Centro do Felicíssimo, Zundão das Binhas, Buriti Alegre, Centro do Alto Mariano, Centro Del Mar, São Felix, Santiago, Capitão do Coco, Centro e Davi Caldas. As famílias participaram de várias atividades: palestras educativas, distribuição de material (filtros) e capacitações.
Segundo a assistente social responsável pelo projeto, Fátima Oliveira, foram realizadas atividades no Eixos de “Educação Ambiental e Sanitária” e “Geração de Trabalho e Renda”. No primeiro eixo, aconteceu uma palestra ministrada pela enfermeira Karen Beatriz de Oliveira Abreu, onde ela orientou sobre doenças infecciosas e virais, entrega de cartilhas educativa, máscaras e álcool em gel. Em um segundo momento, os beneficiários participaram da palestra “Saúde, Higiene e água tratada” e receberam um Kit de higiene pessoal e filtros
Dentro do Eixo Geração de Trabalho e Renda, foi realizada a Oficina de Produção de Material de Limpeza, com a instrutora Francilene Pereira de Sousa. “Foi nota dez a oficina, um trabalho de grande valia. Estou muito entusiasmado para montar meu negócio de material de limpeza. Só perdeu quem não veio”, declara Cecílio Mariano de Sousa, morador da comunidade Alto do Mariano.
Para a moradora Roseane Alves da Silva, da comunidade Centro do Manu, o sentimento é de aprendizado. “Foi uma experiência muito boa, aprendi a fabricar desinfetante e sabão, agora é só investir no negócio próprio. Só tenho a agradecer a equipe que nos propôs esse conhecimento”, afirma ela. Todos os produtos fabricados durante a oficina, foram distribuídos entre os beneficiários do programa PNHR.
A diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, explica que o trabalho técnico social está sendo executado em vários municípios do Piauí, onde a ADH está construindo obras de habitação. “É um conjunto de ações que visam promover a autonomia dos beneficiários em vários aspectos como tomada de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços profissionalizantes, entre outros”, declara.
Para Gilvana Gayoso, esse é um projeto importante também por ajudar a aquecer a economia, gerar emprego e renda, uma vez que profissionais da construção civil são contratados no local e todo o material da obra foi comprado no próprio município.
Cada imóvel é composto de dois quartos, sala, banheiro, cozinha, área de serviço e varanda, com piso cerâmico em todos os ambientes. A ADH é responsável pela parte de engenharia, serviço social e operacional dos projetos do Programa Nacional de Habitação Rural- PNHR.
Texto: Rita Lúcia – ADH/PI