Vereadora e chefe de gabinete da cidade do Sul do País estiveram em João Pessoa, na Paraíba, para conhecer sobre o empreendimento
Com o objetivo de conhecer a experiência dos Condomínios Cidade Madura, programa destinado a pessoas acima de 60 anos que possuem autonomia física e financeira, a vereadora e ex-secretária municipal da Família de Blumenau, Cristiane Loureiro, e a chefe de gabinete, Elizângela Albano, viajaram para João Pessoa, na Paraíba. Elas foram recebidas em audiência pela secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, que falou dos programas e projetos. A presidente da Cehap (Companhia Estadual de Habitação Popular), Emília Correia Lima, também esteve presente.
A vereadora Cristiane Loureiro comentou que Blumenau é reconhecido como o município amigo da pessoa idosa e levando em consideração as políticas que foram implantadas, a ideia é colocar em prática o modelo Cidade Madura. “Com isso poderemos oferecer autonomia, qualidade de vida e bem-estar para essas pessoas, que é o que a gente preconiza. E através da minha experiência à frente da Secretaria da Família, já tinha esse objetivo. Como vereadora quero agregar essa experiência da Cidade Madura, que deu certo em João Pessoa e na Paraíba”, explicou.
“Estou muito satisfeita com o que vi e ouvi, desde a acessibilidade, a forma de organização como é planejado, levando em consideração a autonomia do idoso, segurança, saúde, políticas que acabam demonstrando a preocupação que o Estado tem com o envelhecer”, afirmou a vereadora.
“O programa Cidade Madura é uma oportunidade de socialização para os idosos e essa convivência proporciona uma melhor qualidade de vida, e de vida mais longa. Essa semana a Paraíba recebeu muitas visitas, como a primeira-dama do Ceará, Lia Freitas. O superintendente de Desenvolvimento e Assistência Social de Goiás, Marcello Rosa, acompanhado da gerente de Proteção Especial, Lilian Dayane, também estiveram aqui. E agora a vereadora por Blumenau, Cristiane Loureiro. Acredito que esse intercâmbio é muito importante”, afirmou Pollyanna Dutra.
Segundo a secretária, “o Brasil não é uma ilha, e precisa se comunicar. A política pública que está dando certo em alguma outra região poderá dar certo na Paraíba. Entendo como muito oportuno o Estado abrir esse espaço, essas janelas para dialogar com os estados do Nordeste, e também do Brasil”, observou.
Na ocasião, a presidente da Cehap, Emília Correia Lima, falou do programa, levando em consideração as especificidades do público a ser atendido. Atualmente são sete os condomínios em funcionamento nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Guarabira, Sousa, Patos e Monteiro. Todos possuem 40 unidades habitacionais, com setor de saúde, academia, centro de vivência, redário, espaço para caminhadas e horta comunitária elevada. Os últimos empreendimentos entregues contam com energia solar e área de informática.
Emília Correia Lima ainda falou do orgulho da Paraíba em ser exemplo. “É um programa que está sendo conhecido e visitado por gestores e parlamentares de todo Brasil. “Estamos recebendo pessoas de Blumenau e aqui já vieram representantes do Paraná. Autoridades do Rio Grande do Norte e de outras cidades do Norte do País já passaram por aqui. Inclusive teses de mestrado estão sendo feitas sobre os Condomínios Cidade de Madura. É a Paraíba mostrando ao Brasil como se faz uma política pública de habitação em defesa dos idosos”, ressaltou a presidente da Cehap.
Por: CEHAP – Companhia Estadual de habitação Popular http://cehap.pb.gov.br/sitecehap/cidade-madura-sera-modelo-para-condominio-de-idosos-em-blumena