https://www.abc.habitacao.org.br

Sua Casa garante benefício habitacional para mais de 20 mil famílias em 2024 no Estado do Pará

Avanço do benefício aos municípios paraenses representa o compromisso do governo em garantir acesso à moradia digna a todas as famílias em vulnerabilidade social

O Programa Habitacional Sua Casa fecha os quatro primeiros meses de 2024 com mais de 20 mil famílias beneficiadas com o recurso que garante a construção, ampliação, melhoria ou adaptação das unidades habitacionais no Pará. No total, são 46 municípios paraenses cobertos somente entre janeiro e abril deste ano.

“O Programa Sua Casa aponta que, em 2024, vamos ultrapassar o número de 40 mil famílias contempladas, garantindo às pessoas acesso ao material de construção e recurso para pagamento da mão de obra. Assim, elas podem viver e morar em uma casa com melhor qualidade de vida”, destacou o governador Helder Barbalho.

Somente no mês de abril deste ano o Sua Casa contemplou famílias dos municípios de Tailândia, Barcarena, São Sebastião da Boa Vista, Santo Antônio do Tauá, Moju, Marabá, Acará, Marituba, Benevides e Concórdia do Pará. Em março o benefício foi destinado para as famílias de 14 municípios, sendo que em fevereiro chegou a 12. No mês de janeiro, as melhorias habitacionais foram implantadas em nove cidades.

Para Luis André Guedes, diretor-presidente da Cohab-PA (Companhia de Habitação do Pará), órgão gestor do Sua Casa, o avanço do benefício aos municípios paraenses representa o compromisso do governo em garantir acesso à moradia digna a todas as famílias em vulnerabilidade social.

“A aplicação do recurso tem melhorado a qualidade de vida de núcleos familiares, levando acima de tudo habitação e inclusão, pois contempla mulheres chefes de família, portadores de deficiência, idosos e indígenas. Nossa intenção é que essas famílias tenham habitação digna”, disse Guedes.

O programa Sua Casa garante dois benefícios a um só tempo: o auxílio para a aquisição de materiais a serem utilizados na construção, e ajuda para a contratação da mão de obra. O valor do benefício pode chegar a R$ 21 mil.

CASA DIGNA

Em Barcarena, a dona de casa Lenny Ribeiro conta que não tem casa, e com o benefício do programa vai iniciar a obra do zero. “Eu atualmente moro de favor, mas com o cheque (do Sua Casa) vou realizar o meu grande sonho da casa própria para poder acolher minha família e poder dizer que eu tenho uma casa digna”, disse. 

Em Bom Jesus do Tocantins, no território indígena Mãe Maria, 19 famílias estão construindo casas em alvenaria, de forma conjunta, e que devem ficar prontas ao mesmo tempo. Os blocos de concreto são confeccionados no território indígena, “e todo o material de construção restante foi comprado junto para que pudéssemos ter um preço melhor e iniciar a obra de todos, mas juntos”, relatou o indígena Kupepramre Valdenilson Topramre.

Inscrição

Para participar do Programa Sua Casa, os  interessados devem atender aos seguintes critérios: renda familiar de até três salários mínimos; não ter outro imóvel; ser maior de 18 anos ou emancipado; ter família constituída com no mínimo dois integrantes; não ter sido beneficiado em outro programa habitacional no âmbito municipal, estadual e federal; e comprovar que detém a propriedade ou posse mansa e pacífica do imóvel há mais de cinco anos.

As famílias beneficiadas em outros programas habitacionais, podem ser atendidas de modo excepcional em caso de ocorrência de sinistro, condições mínimas de habitabilidade, vulnerabilidade social e remanejamento.

Por Companhia de Habitação do Estado do Pará – Cohab

https://www.cohab.pa.gov.br/artigos/sua-casa-garante-benef%C3%ADcio-habitacional-para-mais-de-20-mil-fam%C3%ADlias-em-2024