Com apresentação de dados e seção de perguntas e respostas, o secretário Nacional de Habitação participou do evento
São Paulo (SP) – Retomada e perspectivas do programa Minha Casa, Minha Vida foram tema de encontro com entidades do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e do Sindicato do Comércio e Serviços Imobiliários de São Paulo (Secovi-SP). No evento, em São Paulo, o secretário Nacional de Habitação Augusto Rabelo apresentou os planos da Secretaria Nacional de Habitação para 2025.
“Foi a oportunidade de olhar em perspectiva todo o trabalho que foi feito de reconstrução do Minha Casa, Minha Vida e de recomposição orçamentária, sob a liderança do presidente Lula e do ministro Jader, e a gente pode olhar o reflexo disso nos números”, explica Augusto Rabelo.
No evento, as falas dos representantes da Secovi-SP e SindusCon-SP evidenciaram um cenário de crescimento do setor, alinhado com o retorno do Minha Casa, Minha Vida e os investimentos realizados através do programa. Durante a sua fala, o economista-chefe da Secovi-SP, Celso Petrucci, indicou isso ao afirmar que 63% das 104 mil unidades habitacionais lançadas na cidade de São Paulo, nos últimos 12 meses, foram provenientes do Minha Casa, Minha Vida.
No plano nacional, em dados disponibilizados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), é evidenciado, ainda, que, em 2024, houve um aumento de 44,2% de lançamentos de unidades habitacionais enquadradas no programa, enquanto as vendas cresceram 43,3% no mesmo período, em relação a 2023. A CBIC apontou, ainda, que o 4º trimestre de 2024 registrou o maior número de unidades lançadas desde 2017.
Com o alinhamento de pontos positivos, preocupações e perspectivas futuras, houve uma aproximação dos sindicatos e seus representantes com a Secretaria Nacional de Habitação para 2025. “É um ano que, tanto o Ministério e o Governo, quanto o setor da construção, tem uma expectativa muito positiva de avanço de todos os números e avanço na performance”, finaliza o secretário Nacional de Habitação.
Por Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
