Reunião para a confecção do Manual para elaboração e uso da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

A Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), do Ministério das Cidades, realizou nos dias 18 e 19 de Maio de 2017, em Brasília, a 1ª Reunião Técnica que visa um importante passo para o seguimento das aplicações das Cartas Geotécnicas de Aptidão a Urbanização à sociedade.

A elaboração do Livro Técnico tem como objetivo organizar orientações, conceitos, recomendações, metodologia e procedimentos para elaboração e uso da cartografia geotécnica de aptidão à urbanização, de maneira objetiva, didática e acessível, para que se torne possível fornecer orientações à comunidade técnica e aos gestores de governos municipais sobre o crescimento urbano de forma ordenada.

Na atividade foi definida a estruturação geral dos capítulos do livro, que será montado de forma que tenha profundidade técnica suficiente para determinar a metodologia de elaboração do instrumento, possibilitando um arcabouço para criação por parte de entidades, como outras instituições estaduais e municipais, que ainda não tiveram essa experiência, e até mesmo empresas privadas. Também, ficará claro no manual como o instrumento deverá ser usado para o planejamento territorial, prevenção de riscos e projetos de obras dos municípios beneficiados.

O encontro contou com a equipe de elaboração do manual, coordenada pelo professor Roberto Quental Coutinho (GEGEP/UFPE) e composta pelos professores Frederico Garcia Sobreira (UFOP), Juan Antônio Altamirano Flores (UFSC), Kátia Canil (UFABC), Nóris Costa Diniz (UnB), Ricardo de Sousa Moretti (UFABC) e Robson Ribeiro Lima (UFPE), e com apoio da coordenação institucional do Analista Técnico Pedro Henrique Lopes Batista (MCidades).

Também, participaram representando o Ministério das Cidades o Gerente de Projetos, Wolnei Aparecido Wolff Barreiros e o Diretor do Departamento de Gestão e Redução de Riscos , Yuri Rafael Della Giustina.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Cidades