Parcerias da iniciativa privada com a Cohab recebem incentivos urbanísticos que permitem um maior adensamento dos conjuntos, por se tratar de habitação de interesse social
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, vistoriou na quinta-feira, dia 3, o canteiro de obras do Residencial Colinas do Norte, empreendimento de 184 unidades habitacionais no Santa Cândida. Realizada pela iniciativa privada em parceria com a Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba), a obra utiliza a tecnologia wood frame da empresa Tecverde, na qual as paredes são pré-produzidas em fábrica e instaladas inteiras para formar os blocos de apartamentos.
“É uma nova modalidade de construção e esses prédios podem ser construídos em um tempo menor e causam menos resíduos. Graças à parceria com a Cohab, neste terreno está sendo possível instalar 184 moradias, onde o zoneamento originalmente permitia a construção de somente cinco”, destacou Greca. Em julho, o prefeito havia visitado a fábrica da Tecverde, onde os painéis wood frame são construídos.
As parcerias da iniciativa privada com a Cohab recebem incentivos urbanísticos que permitem um maior adensamento dos conjuntos, por se tratar de habitação de interesse social. A construtora Treèle assinou com a Cohab e com isso teve a possibilidade de construir o Residencial Colinas do Norte com cinco torres de quatro pavimentos (160 apartamentos) e mais 24 casas sobrepostas, totalizando 184 moradias no terreno.
Além disso, as empresas parceiras também recebem incentivos fiscais, como a isenção de ITBI para a transferência da área em que será construído o empreendimento, isenção de IPTU durante o período de obras e isenção de ISS da execução da obra.
“A ampliação na quantidade de unidades e os benefícios fiscais possibilitam a diminuição nos custos para a comercialização, o que assegura valores finais mais acessíveis para os inscritos no programa habitacional do município”, explicou José Lupion Neto, presidente da Cohab.
Nas parcerias de assessoramento, o setor correspondente bancário da Cohab convoca os inscritos da faixa de renda compatível com o empreendimento, apresenta as unidades disponíveis e as condições de financiamento, além de fornecer todo apoio para a assinatura do contrato de aquisição do imóvel.
Acompanhado de Lupion, da administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, e da diretora técnica da Cohab, Melissa Kesikowski, o prefeito foi recebido na obra pelo diretor de Engenharia de Produto da Tecverde, Pedro Virmond, e pelo diretor da construtora Treèle, Luca Botarelli.
Foram visitados dois apartamentos, um com a estrutura pronta e outro em fase intermediária com a estrutura interna dos painéis visíveis.
Os painéis multiframe que formam as paredes saem da fábrica já prontos, incluindo portas, esquadrias e instalações elétricas e hidráulicas. Os 160 apartamentos do conjunto estão sendo construídos desta maneira, enquanto as 24 casas empregam alvenaria convencional.
O condomínio possui unidades de um e dois quartos, com área privativa que varia de 39 a 44 metros quadrados e vaga de estacionamento para todas as unidades. Nas áreas comuns haverá piscina, salão de festas, espaço gourmet, praça das araucárias, espaço picnic, academia ao ar livre, mesa de jogos ao ar livre, campo de futebol e parquinho infantil.
A região é bem atendida por equipamentos públicos e há um ponto de ônibus exatamente em frente ao condomínio, na Rua Paulo Kulik.
Por: Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab)