Com a Portaria 756, de 24 de julho de 2024, o Ministério das Cidades redefiniu os membros do ConCidades (Conselho Nacional das Cidades), colegiado deliberativo e consultivo que atualmente está retomado uma participação mais ativa na Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
Entre os 86 representantes de esferas governamentais e da sociedade civil, a ABC (Associação Brasileira das Cohabs) e o FNSHDU (Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano) foram mantidos respectivamente nos segmentos Poder Público Municipal e Poder Público Estadual.
No segmento Poder Público Municipal, o secretário executivo da ABC Nelson Nicolau Szwec é um dos titulares, tendo como suplente o consultor técnico Alfeu Garbin.
Já no segmento Poder Público Estadual, uma das suplências é ocupada pelo FNSHDU, por meio do consultor técnico da ABC Anacleto Urbano de Souza.
Próxima reunião
Os representantes da ABC e do FNSHDU compõem o ConCidades desde a sua criação e ao longo dos dois últimos anos têm intensificado suas colaborações na reconstrução das políticas públicas de habitação que está sendo conduzida pelo governo federal.
A próxima reunião do colegiado acontecerá de 31 de julho a 2 de agosto, em Brasília e tratará, entre outras questões, da regulamentação do Programa Minha Casa Minha Vida, modalidade Oferta Pública, destinado aos municípios de até 80 mil habitantes. Nesse programa, as Cohabs poderão ter participação importante como agentes financeiros habilitados.
Também são destaques da programação: novas orientações para o Programa Cidades Verdes Resilientes; definição da pauta da 6ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá em novembro; debate sobre as ações desempenhadas pelo Ministério das Cidades para reconstrução de cidade do Rio Grande do Sul; informe sobre o Fórum Urbano Mundial 2024.