Recentemente o Paraná foi premiado com o Selo de Mérito como o estado que desenvolve a melhor política habitacional do País
Em busca de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos voltados para a habitação de interesse social no Estado, o Governo do Tocantins, por meio de representantes da Secretaria das Cidades, Habilitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), realiza missão no Estado do Paraná nessa segunda e terça-feira, 11 e 12. Recentemente o Paraná foi premiado com o Selo de Mérito como o estado que desenvolve a melhor política habitacional do País.
Nessa segunda, o secretário Thiago Benfica e a superintendente de Planejamento, Administração e Finanças, Ludimila Galvão, visitaram o Condomínio Alberto Roth, do Programa Viver Mais, no município de Prudentópolis. A visita teve como finalidade conhecer o empreendimento desenvolvido pelo governo Estadual do Paraná, por meio da Companhia de Habilitação do Paraná (Cohapar) e apoio da Prefeitura Municipal, para acolher os idosos do município.
A visita foi conduzida por uma equipe da Cohapar e da Prefeitura de Prudentópolis, que apresentaram a estrutura e compartilharam as suas experiências no processo de implantação, estruturação e atendimento no empreendimento voltado exclusivamente para idosos.
Angelita de Souza, analista de desenvolvimento social da Cohapar, destacou a união para levar política pública habitacional a quem precisa. “Foi muito bom recebê-los aqui, é sempre rico o compartilhamento de experiências e trocas de ideias e sugestões, temos que nos unir ao máximo para atender a população da maneira mais assertiva e coerente dentro dos limites legais. É um desafio diário, mas para quem precisa, principalmente os idosos, tempo é vida”, ressaltou.
O gestor Thiago Benfica elogiou o estado e o projeto implantado. ” É um projeto muito bem elaborado e que serve de exemplo para o país, porque é uma realidade local que pode ser aplicada em qualquer município do país. E o Estado do Tocantins também tem demandas parecidas. Então, a gente espera que essa visita resulte na comparação técnica entre o Estado do Paraná e o Estado do Tocantins, para que a gente possa fazer essa troca de experiências na área de habitação de interesse social”, afirmou Thiago.
Na visita, a equipe conversou com os beneficiários que relataram a satisfação em ter sua moradia. Joana kushla Pontarolo, 79, mora sozinha e recebe os cuidados da equipe do município. Para contribuir com a renda, produz e vende tapetes. O senhor João Maria de Oliveira é um dos primeiros moradores e também mostrou gratidão em ser acolhido pelo Estado. “Aqui eles tem um cuidado muito grande com a gente, o tempo todo. Eu, quando cheguei só tinha um colchão e hoje tenho fogão, geladeira, tudo que eu preciso e com a ajuda de todos”, relatou.
Referência em projetos habitacionais, o Paraná recebeu, durante o 70 º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que ocorreu no Rio de Janeiro, o Prêmio Selo de Mérito, concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) ao programa Vida Nova, que é focado na construção de moradias para famílias em situação de vulnerabilidade social residentes em assentamentos precários.
Sobre o condomínio
O Condomínio Residencial Alberto Roth, em Prudentópolis, e pelo Programa Viver Mais, é referência no Estado e conta com 40 casas adaptadas para pessoas com mais de 60 anos, que podem residir sozinhas ou em casal. O empreendimento é equipado com sistema de segurança, ambulatório, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas e quiosques de jogos, além de amplos espaços de uso comum que estimulam atividades de lazer e convivência entre os moradores.
No contrato, os moradores pagam apenas R$ 165 por mês de aluguel para manutenção da estrutura, que possui caráter permanente de atendimento à população local.
Agenda
Nesta terça-feira, 12, o encontro será na sede da Cohapar, para apresentação dos Programas de regularização fundiária e do Programa de Habitação Casa Fácil Paraná. À tarde, apresentação do Sistema Integrado ao Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Paraná (SIPEHIS-PR).
Por Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins