O ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou a importância do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como funding do crédito imobiliário. A fala ocorreu, nesta terça-feira (8), no primeiro dia de palestras do 100° Encontro Internacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado em São Paulo. O evento é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e reúne os principais nomes do setor.
“O FGTS é um motor do desenvolvimento urbano e sustentável do país. Ele é único no mundo, um mecanismo ímpar que já fez grande parte da infraestrutura brasileira. Hoje, conta com uma saúde financeira sólida, com previsão de R$ 186,2 bilhões disponíveis em 2025”, afirmou Jader Filho.
Durante o painel “Brasil sem FGTS”, o presidente da CBIC, Rodrigo Correia da Silva, ressaltou a relevância do fundo para o setor da construção civil e para o país. “O ministro Jader dobrou a aplicação do FGTS, e nós, como indústria, respondemos positivamente a isso”, afirmou.
O FGTS além de beneficiar diretamente os trabalhadores brasileiros, é o principal fundo impulsionador da economia e do Minha Casa, Minha Vida.
Nos dois primeiros anos, após a da retomada do programa, o FGTS foi o fundo financiador para 1,2 milhão de imóveis. O total de financiamentos ultrapassa R$ 204 bilhões. Apesar dos saques realizados, o fundo segue saudável e em expansão, alcançando 90% dos municípios brasileiros.
Por Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
