O objetivo é encontrar pendências em parceria com CAIXA, Banco do Brasil e prefeituras
Estado foi escolhido para o lançamento do programa porque é o que possui atualmente o maior número de empreendimentos do MCMV com pendências técnicas e paralisações
O ministro das Cidades, Jader Filho, lançou no dia 11 o #BotaPraAndar, em Belém, no Pará. A iniciativa tem como objetivo diagnosticar soluções para obras com pendências técnicas ou paralisadas do programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida) em todo Brasil.
O #BotaPraAndar é realizado por meio de parceria entre o Ministério das Cidades, CEF (Caixa Econômica Federal), Banco do Brasil e as prefeituras municipais. Ao longo desta semana, até 15 de março, foram realizadas 11 reuniões presenciais em 11 municípios paraenses onde estarão presentes as áreas técnicas do ministério, dos bancos públicos e as prefeituras para revisar diagnósticos, levantar as pendências existentes nos empreendimentos e, de forma conjunta, definir compromissos e prazos para a resolução dos problemas.
O Pará foi escolhido para o lançamento do #BotaPraAndar pois é o Estado brasileiro com o maior número de empreendimentos do MCMV com pendências técnicas e paralisações. O levantamento feito pelo Ministério das Cidades aponta que 14.644 unidades habitacionais seguem com obras inacabadas no Pará devido a estes entraves.
De acordo com o ministro Jader Filho, a solução das pendências das obras no Brasil é uma prioridade e compromisso permanente do Ministério das Cidades, que vai agir com observação aos critérios técnicos, econômicos e jurídicos em todos os casos.
“Estamos aqui para discutir com parceiros sobre as obras que ainda não foram retomadas e que estão há anos paralisadas. Para essas queremos encontrar uma maneira de solucionar o problema totalmente. Por isso, reunimos todo mundo para que façam parte conosco desta força-tarefa e em breve possamos retomar mais obras”, pontuou o ministro.
Além da presença de Jader Filho, a reunião de abertura do #BotaPraAndar contou com a participação de prefeitos, representantes do Governo do Pará, da CEF, Banco do Brasil e de entidades ligadas à construção civil, indústria, agropecuária, habitação e movimentos sociais pela moradia.
BALANÇO DAS OBRS RETOMADAS
O ministro das Cidades aproveitou a oportunidade para fazer um balanço de obras retomadas e novas contratações do MCMV. Em 2023, 1.931 unidades habitacionais tiveram suas obras retomadas no Estado nos municípios de Belém, Barcarena, Acará, Abaetetuba e Concórdia do Pará.
Quanto às novas contratações, 85 propostas foram selecionadas em novembro de 2023, o que representa a construção de 13.608 novas moradias do programa.
“Temos o compromisso estipulado pelo presidente Lula de que, até 2026, dois milhões de unidades habitacionais sejam contratadas. Mas, temos o prazer de anunciar que esse número será ultrapassado, pois o programa Minha Casa, Minha Vida tem o compromisso de levar moradia digna às pessoas, seja por meio da retomada de unidades que estavam paralisadas ou seja pelas novas contratações”, declarou Jader Filho.
Por Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades