https://www.abc.habitacao.org.br

Minha Casa, Minha Vida segue realizando sonhos — Ministério das Cidades

Programa bateu um ano antes meta de governo de contratar 2 milhões de moradias

Durante evento em Maceió (AL) de celebração pela contratação de 2 milhões de moradias no Minha Casa, Minha Vida (MCMV), o ministro das Cidades, Jader Filho, observou que esta era uma meta para os quatro anos de governo e foi antecipada em um ano. Agora, a nova meta é chegar a 3 milhões de contratações até o fim de 2026.

O ministro deixou claro que se trata de muito mais que números e comparou cada moradia do programa a um sonho de cada família que se realiza quando elas recebem o imóvel. O Minha Casa, Minha Vida é um programa de realização de sonhos.

Jader lembrou da recriação em 2023 do maior programa habitacional do país depois da extinção em 2019, pelo governo anterior, do MCMV, que foi criado em 2009 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também presente no evento.

“No início de 2023, nós montamos uma equipe qualificada, ouvimos governadores, ouvimos o setor privado, para que pudéssemos reconstruir o Minha Casa, Minha Vida”, recordou o ministro na cerimônia, declarando o orgulho pela equipe do Ministério das Cidades e citando secretário executivo, Hailton Madureira, e de Habitação, Augusto Rabelo, que estavam presentes no evento.

O ministro lembrou que os empreendimentos agora contam com varanda, biblioteca e outras inovações. A política habitacional foi ampliada para atender também a famílias de classe média, que estavam desassistidas.

O ministro agradeceu a todos os envolvidos, inclusive os operários das construções. “Eles, espalhados pelo Brasil, me falavam do orgulho de construir casas para o povo brasileiro. Por isso, muito obrigado a todos os operários e a todos os trabalhadores”, parabenizou Jader Filho.

O MCMV chega ao seu terceiro ano sendo responsável por 85% dos lançamentos de imóveis no país, segundo pesquisa Abrainc FIPE, e com aprovação de 9 entre 10 pessoas, de acordo com pesquisa Genial Quaest realizada no fim de 2025.

O presidente Lula disse que o programa vai continuar melhorando.

“Nunca, em nenhum momento da história do país, foi feito um programa habitacional que chegasse em tão pouco tempo a construir quase 10 milhões de casa para o povo pobre (desde 2009). E nós sabemos que temos que construir muito mais”, afirmou o presidente Lula.

Várias entregas no mesmo dia

Na sexta-feira que marcou a conquista, o Ministério entregou 1.725 unidades habitacionais em diferentes cidades do país. Em Maceió (AL), 1.337 famílias iniciam uma nova etapa de suas vidas por meio do Minha Casa, Minha Vida.

Na capital alagoana, os residenciais entregues foram o Dr. Pedro Teixeira Duarte I e II, com mil moradias, o Diana Simon Duarte, com 180 residências, e o Parque da Lagoa, com 157 unidades habitacionais. Todos por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Uma das beneficiárias que recebeu a chave de sua nova moradia foi Maria Adriele. “Onde eu morava era só lama. Qualquer chuva alagava minha casa. Eu não dormia direito, com medo de encher. Já perdi todas as minhas coisas por conta disso. Agora é uma vida nova, com tudo novo. Esperei muito e agora tô realizando esse sonho”, celebra.

Minha Casa, Minha Vida em todo o Brasil

Além das entregas de Alagoas, também houve entregas em outros quatro estados. Rio de Janeiro (Volta Redonda), Minas Gerais (Passos), São Paulo (Santos) e Paraná (Guarapuava) tiveram empreendimentos inaugurados, contemplando famílias de baixa renda. As entregas desta sexta-feira somam para 1.725 unidades habitacionais entregues em todo o Brasil.

Por sua vez, Volta Redonda (RJ), beneficiou 112 famílias com o Residencial Therezinha Gonçalves. Em Guarapuava (PR), o Vida Digna II contemplou 99 famílias. Ambos esses residenciais contam, também, com biblioteca/espaço de leitura de livre acesso aos seus moradores.

Em Santos (SP), o Residencial Novo Horizonte beneficiou 136 famílias. Já em Passos (MG), foram entregues 41 novas moradias, por meio dos empreendimentos Recanto dos Pinheiros e Jardim Tropical I.

Por Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades

Minha Casa, Minha Vida segue realizando sonhos — Ministério das Cidades