Mais de 500 famílias da Zona Noroeste de Santos assinam contrato da casa própria

Um mutirão de profissionais da Cohab e Caixa Federal se concentrou no atendimento das famílias beneficiadas, que foi estendido para as próximas semanas

Durante evento realizado no sábado, dia 1º, 520 famílias do Dique da Vila Gilda e São Manoel, na Zona Noroeste de Santos, assinaram o documento que garante a moradia própria. Eles fazem parte de um total de 1.120 famílias que vão viver no Conjunto Tancredo Neves 3, localizado no bairro Cidade Náutica, em São Vicente. E, como o empreendimento está incluído no Programa Minha Casa, Minha Vida todos terão isenção do financiamento habitacional.

O prefeito Rogério Santos e do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa participaram do evento que foi realizado

no Ginásio Dale Coutinho, na Zona Noroeste. Um mutirão de profissionais da Cohab e Caixa se concentrou no atendimento, que foi estendido para as próximas semanas.

O casal Ana Caroline dos Santos Neves Baraçal, de 27 anos, e Rafael das Neves Baraçal, de 33, foi o primeiro o documento que significa uma nova página na história da vida deles e dos filhos Anna Liz e David Lucca. “É muita alegria. Depois de tanta expectativa, assinar esses papéis e dizer: ‘é nosso’. Estou com 27 anos e conquistei a minha casa própria. Quem diria! Daqui para frente é vida nova é só vitória”, destaca Ana Caroline.

O marido dela também não escondia a satisfação de ter um novo endereço que vai dar um futuro melhor para toda a família. “É uma mudança extraordinária porque estamos saindo de uma situação de palafita e indo para uma casa com estrutura. É uma oportunidade de melhoria de vida que está sendo dada para gente e para toda a comunidade”, disse Rafael.

Para Lidiane Ramos de Almeida, o 1º de julho é uma data especial, pois é seu aniversário. Mas este dia e os 32 anos nunca mais sairão da memória dela e do marido, o pintor Emerson Vieira Duarte, de 33 anos, além dos filhos Kayke e Ryhanna. Eles vieram cedo para ver o presente mais que especial. “Quando me avisaram eu só chorava de emoção. Achei que nem ia conseguir dormir. Este é um sonho que nunca imaginei se transformar em presente de aniversário. Fiquei muito feliz porque é o futuro dos meus filhos. Vamos para um lugar digno e que é nosso”, explica Lidiane.

Emerson diz que passa um. “É dali que a gente vai começar do zero. É muita felicidade para nós e para a comunidade”, revelou. Com o documento em mãos, Sidneide Maria da Silva Mondin, de 66 anos, não conteve as lágrimas. “Sonhei muito com o momento de chegar em casa depois do serviço e ter o meu quarto e o quarto do meu filho para guardar nossas coisas e descansar. Agora é só felicidade”.

NOVO ENCONTRO

A entrega oficial das chaves aconteceu na segunda-feira, dia 3. Maior empreendimento habitacional de Santos dos últimos 40 anos, o Conjunto Tancredo Neves foi construído em terreno cedido pela Cohab-Santista e servirá de moradia para as famílias que vivem em áreas de palafitas. Elas começaram a mudar a partir do dia 5.

“É humanamente impossível mudar todas as famílias ao mesmo tempo, até por questão de logística e segurança. Então está tudo programado, com cronograma que tem data e horário”, explicou Maurício Prado, presidente da Cohab-Santista.

No local, quatro escolas, sendo duas de ensino infantil, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio, foram construídas para atender as famílias. Elas terão ainda uma UBS (Unidade Básica de Saúde), que foi ampliada e reformada, além de uma unidade de Estratégia da Saúde da Família.

UNIÃO DE ESFORÇOS

O prefeito Rogério Santos ressaltou a importância que a casa própria representa para as 1.120 famílias e também para a cidade como um todo. “A palavra hoje é família, porque política habitacional é a melhor política social que existe. Ela representa estabilidade e segurança. Você cria raízes quando tem sua casa própria e faz parte de uma comunidade. É uma conquista muito grande e a custo zero porque essas pessoas não terão de pagar um centavo por isso. É uma mudança de vida para melhorar”, comentou.

O chefe do Executivo também destacou a continuidade e o empenho de seus antecessores para que este momento se concretizasse. E ressaltou que, além dessas 1.120 moradias, há mais 1,1 mil em execução. Ao total, serão mais de 2,2 mil unidades exclusivas para o Dique da Vila Gilda e São Manoel. “É um projeto de dez anos. Começou com o ex-prefeito João Paulo Papa, depois com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa e, com o apoio do ex-deputado Beto Mansur, passando o projeto para o Minha Casa, Minha Vida. Isso garantiu a entrega das moradias a custo zero, além da parceria com o Estado.  Quando o município e os governos do Estado e federal estão unidos a gente consegue fazer a vida das pessoas muito melhor”, finaliza o prefeito.

O momento foi considerado histórico pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa. “O sonho da casa própria aqui tem uma característica especial que é o fato de tirar essas famílias das palafitas. Elas agora vão morar em apartamentos com toda a infraestrutura”, ponderou.

Por: Portal Prefeitura de Santos

https://www.cohabsantista.com.br/not_05.php