Lançamento da construção de 369 moradias a custo zero é realizada pelo Governo do Goiás

Foto: Octacilio Queiroz

As obras para a construção de 369 moradias a custo zero, do programa Pra Ter Onde Morar – Construção, em nove municípios do nordeste goiano, foram lançadas pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) que aconteceu com assinatura de ordens de serviço durante evento, em Formosa. As modalidades, Construção e Aluguel Social, têm recursos provenientes do Fundo de Proteção Social de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), também foram entregues 750 cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social.

Além de Formosa, que vai receber 50 unidades, também São João D’Aliança (50 unidades), Alvorada do Norte (50), Buritinópolis (30), Damianópolis (30), Guarani (30), Águas Lindas (70), Mimoso (29) e Alto Paraíso (30) estão habilitados agora para construir novas moradias, explicou o presidente da Agehab, Pedro Sales: “Essas cidades já fazem parte da segunda etapa do programa Construção, que engloba 42 municípios. Além deles, já estão a todo vapor as obras em outras 30 cidades da primeira etapa”.

“As casas a custo zero são para famílias com renda de até um salário mínimo, que em qualquer circunstância têm dificuldades”, disse Sales mais cedo, ao lado do governador, quando assinou as ordens de serviço para o início das obras e depois representou Caiado no atendimento do Aluguel Social.

Criado em 2021, o programa é inédito no Brasil e tem despertado o interesse de outras secretarias e órgãos equivalentes de habitação pelo modelo pioneiro. As mulheres, são a maior parte na titularidade dos atendimentos realizados pela Agehab. São maioria nas entregas de escrituras, Aluguel Social e de unidades habitacionais. Neste último caso, conforme estipula a legislação estadual, elas também serão prioridade como titulares das casas a custo zero da modalidade Construção.

Para as 369 moradias lançadas em Formosa, por exemplo, serão investidos R$ 46 milhões oriundos do Fundo Protege. Os outros 30 municípios que já iniciaram as obras na primeira etapa somam 1,2 mil moradias. Com a segunda fase, serão ao todo 72 municípios goianos em atendimento pela modalidade. Sem financiamentos bancários, as moradias a custo zero são pagas integralmente pelo Governo de Goiás, sendo que os terrenos regularizados são doados pelas prefeituras.

Fonte: Agência Goiana de Habitação- Agehab