https://www.abc.habitacao.org.br

Governo de Roraima quita pendências junto à CEF para regularizar conjuntos habitacionais

Uma importante reunião para as políticas habitacionais do Governo do Estado de Roraima  aconteceu no dia 06 de novembro, na sede da Caixa Econômica Federal, em Brasília (DF).

O governador, Antonio Denarium, e a presidente da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), Maria Dantas, estiveram reunidos com a vice-presidente da CEF, Inês Magalhães, para tratarem de projetos estaduais de regularização e de oferta de moradias populares.

Entre os temas tratados estava a quitação de pendências dos conjuntos Cambará e Caimbé II, ambos na zona Oeste de Boa Vista. O primeiro com 600 unidades habitacionais e o outro com 500 moradias.

Com isso, a Codesaima poderá iniciar o processo para entrega da Escritura Pública desses empreendimentos pelo programa estadual Aqui Tem Dono, de regularização fundiária urbana.

“Em breve iremos enviar a documentação desses conjuntos para o Cartório de Imóveis, seguir os trâmites processuais e iniciar a regularização tão esperada pela população”, disse Maria Dantas, referindo-se ao fato de que esses moradores aguardam a documentação de seus imóveis por mais de 40 anos.

A Codesaima foi incumbida pelo governador Denarium de entregar a Escritura para os moradores de 25 conjuntos habitacionais que ainda estavam no nome da Codesaima. A Empresa os ergueu de 1979 a 1986, mas nunca foram passados devidamente para o nome dos mutuários.

O programa Aqui Tem Dono já realizou campanhas para 20 desses residenciais. Já receberam a documentação 2.372 moradores. Estão em processo de regularização 2.708 imóveis.

Com a aplicação da Lei da Reurb, esses processos serão agilizados. O Cambará e o Caimbé II serão beneficiados com essa nova legislação. “Depois da quitação dos conjuntos Cambará e Caimbé II, o próximo passo será a adoção de providências pela Codesaima para promover a Reurb em parceria com o Cartório de Imóveis”, disse o procurador da Codesaima, Pedro Bento Neto.

A Reurb (Regularização Fundiária Urbana) é um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam regularizar áreas urbanas ocupadas de forma irregular, promovendo a inclusão social e garantindo o direito à moradia. 

Essa Lei está sendo implantada pela primeira vez em Boa Vista na regularização dos conjuntos Alvorada I, Alvorada II, Paraná, Equatorial II e áreas remanescentes (ocupações irregulares). Agora, será aplicada também paras as 1.100 moradias do Cambará e Caimbé II.

Por Marco Aurélio Rodrigues / Divicom Codesaima