O Governo de Roraima, por meio da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), realizou uma entrega de Escrituras Públicas para 157 moradores de conjuntos habitacionais.
Os beneficiados desta vez foram os moradores do empreendimento Alvorada I, da zona Oeste de Boa Vista.
O evento, que marcou o encerramento das atividades de 2025, do programa estadual de regularização urbana Aqui Tem Dono, aconteceu no dia 29 de dezembro, no Colégio Estadual Senador Hélio Campos, no bairro Silvio Leite.
Desde 2021, o governo de Antonio Denarium, já entregou mais de 5.600 Escrituras para 23 conjuntos habitacionais da Capital e dos municípios de Caracaraí e Mucajaí.
A regularização desses imóveis avançou com a parceria entre o Governo Estadual, Codesaima, 1° Cartório de Imóveis de Boa Vista, Caixa Econômica Federal e Tribunal de Justiça de Roraima, através da sua Corregedoria.
O Alvorada l é um conjunto erguido há mais de 40 anos e nunca foi devidamente regularizado, permanecendo em nome da Codesaima e acumulando problemas financeiros e jurídicos, penalizando os mutuários durante essas décadas.
Para solucionar essa situação o atual Governo Estadual teve que fazer uma longa negociação com a Caixa Econômica Federal, que herdou o financiamento dos empreendimentos dos extintos BNH (Banco Nacional de Habitação) e Banco de Roraima.
Resolvidos os impasses financeiros, foi preciso contratar uma empresa para fazer a topografia dos lotes dos conjuntos Alvorada l, Alvorada ll, Paraná, Equatorial ll e áreas remanescentes.
A Codesaima realizou campanhas de recolhimento de documentos dos moradores para formular dossiês que foram entregues ao Cartório de Imóveis e iniciado o processo de regularização.
A moradora, Irondina Gonçalves Martins, 85, disse que por muitos anos aguardava pela concretização do sonho de ser tornar a dona legítima de sua moradia. “A emoção foi tão grande que nem eu acreditei quando a equipe da Codesaima chegou dizendo que iam regularizar a minha casa. Estou muito feliz. Graças ao Governo do Estado, agora sou dona de verdade da minha residência”, destacou.
O vice-governador, Edilson Damião, participou do evento e garantiu que a regularização garante a segurança jurídica para os moradores que há mais de 40 anos aguardavam pela Escritura Pública de seus imóveis. “É muito gratificante saber que conseguimos proporcionar mais dignidade a toda a população que necessitava dessa importante segurança jurídica e, graças ao trabalho de todo o corpo técnico da Codesaima estamos mudando para melhor a vida das pessoas”, enalteceu Damião.
Por Marco Aurélio Rodrigues/ Comunicação Codesaima
