https://www.abc.habitacao.org.br

Fórum Nacional de Habitação debate soluções inovadoras com cases de João Pessoa, São Bernardo e Pernambuco

Painel no 72º Fórum mostrou como parcerias entre entes públicos e abordagens criativas estão transformando a realidade habitacional de milhares de famílias em todo o país.

O primeiro dia do 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social começou com o painel “Soluções Habitacionais Inovadoras”, que apresentou três cases de sucesso de diferentes regiões do Brasil, destacando a criatividade e o poder de integração entre governos federal, estaduais e municipais para resolver desafios complexos. O painel foi mediado pelo consultor da ABC Habitação, Alfeu Garbin.

João Pessoa (PB): reassentamento com dignidade no Residencial Dubai
A secretária de Habitação de João Pessoa (PB), Socorro Gadelha, abriu as apresentações com o Residencial Dubai, um projeto de reassentamento de 416 famílias que viviam em situação de risco em área de preservação permanente no bairro Mangabeira. Com investimento de R$ 52 milhões de recursos federais, estaduais e municipais, o projeto inclui 13 blocos de apartamentos, uma creche e uma escola integradas ao conjunto, além de um trabalho social contínuo. A área original, desocupada, será transformada em um parque ecológico. “Não adianta só dar a escritura se a casa não tem condições. É necessário dar teto e vida para quem antes não tinha nada”, destacou Socorro.

São Bernardo do Campo (SP): integração urbana no Complexo do Areião
Na sequência, a secretária de Habitação de São Bernardo do Campo (SP), Frida Waidergorn, apresentou o projeto de integração urbana do Complexo do Areião. A gestora, à frente de políticas públicas que já receberam o Selo de Mérito da ABC, detalhou como a área – que antes era isolada da malha urbana e só era acessada pela Rodovia Anchieta – foi totalmente integrada à cidade. A solução envolveu o prolongamento de vias, pavimentação, saneamento básico e a construção de equipamentos comunitários, como um centro comercial e um centro comunitário com quadras e pista de skate. Em parceria com a CDHU e o governo federal, também estão sendo construídas 1.090 novas unidades habitacionais na região. “Integrar dois grandes núcleos habitacionais não foi tarefa fácil. A prefeitura arregaçou as mangas para conectar áreas, trazendo segurança, dignidade e, principalmente, desenvolvimento social e econômico para os moradores”, afirmou Frida durante sua explanação.

Pernambuco: solução judicial com o Cheque Esperança
Fechando o painel, Érica Lóssio, diretora de Políticas Habitacionais de Pernambuco, apresentou o Cheque Esperança, uma complexa solução para um passivo de 431 prédios populares interditados por problemas estruturais graves, que já haviam causado desabamentos e mortes. Por meio de um acordo judicial pioneiro envolvendo Ministério Público, Justiça, Caixa Econômica Federal, seguradoras e o governo estadual, as famílias são reassentadas. Os mutuários originais recebem uma indenização de até R$ 120 mil (o “Cheque Esperança”), e o estado desapropria as unidades restantes. Os prédios são demolidos e os terrenos serão destinados à construção de novos empreendimentos de habitação social, dando prioridade aos antigos moradores. “É um projeto que a gente leva no coração porque trata com famílias de extrema vulnerabilidade que não tinham nenhuma noção de futuro”, afirmou Érica.

O mediador Alfeu Garbin enfatizou o caráter inovador das soluções. “Três projetos diferentes que certamente servirão de insight para todo o país. Eles mostram que quando o poder público se une, sonhos se realizam”, disse ele.

Sobre o 72º Fórum Nacional de Habitação
O 72º Fórum Nacional de Habitação é uma realização da ABC Habitação, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, por meio da CEHAP, e a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Habitação Social.