Sessão de encerramento vai contar com a entrega de troféus denominado Selo de Mérito 2023 para os projetos e programas premiados durante o ano
A ABC (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação) realiza entre os dias 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro, o 70º Fórum Nacional de Habitação de Interesse social. O evento conta com o apoio do FNSHDU (Fórum Nacional dos Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano).
O evento acontece no Campo Olímpico de Golfe, na Barra da Tijuca, e vai abordar a produção de unidades habitacionais industrializadas com a apresentação dos sistemas de construção rápida de moradias, durante o dia 29 de novembro, das 13h30 às 15 horas.
Já no dia 30, no período da manhã, os temas serão sobre fontes de recursos para financiamento habitacional e infraestrutura pró-moradia, bem como as linhas de empréstimos internacionais. O fortalecimento do SNHIS (Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social) também faz parte da pauta, além da questão dos recursos permanentes, transferências fundo a fundo e exemplos bem sucedidos de recursos não onerosos para habitação. O fundo garantidor como instrumento de alavancar recursos encerra os debates no período da manhã.
Os temas a serem discutidos à tarde envolvem o programa nacional do Rio de Janeiro em parceria com os municípios e exemplos de outras ações que foram desenvolvidas pelos Estados em parceria com os governos municipais.
Já em 1º de dezembro, último dia do Fórum, haverá a apresentação dos programas em andamento por parte da CEF (Caixa Econômica Federal), balanço e orçamento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para o próximo exercício. Balanço do programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida), pelo Ministério das Cidades, e as perspectivas para 2024 serão outros assuntos levados ao debate. A sessão de encerramento vai contar com a entrega de troféus denominado Selo de Mérito 2023 para os projetos e programas premiados durante o ano.