Estado de Goiás entrega 50 casas a custo zero em Palmeiras de Goiás

I

Investimentos ficaram acima de R$ 6,1 milhões e as famílias tiveram de comprovar que se encaixam em todos os critérios e exigências do programa, entre os quais ter renda de até um salário mínimo

O Governo de Goiás, por meio da Agehab (Agência Goiana de Habitação) e da Seinfra (Secretaria de Estado da Infraestrutura) realizou a entrega de 50 casas a custo zero do programa Pra Ter Onde Morar – Construção em Palmeiras de Goiás. A solenidade foi realizada no dia 6, com a presença do secretário estadual da Infraestrutura, Pedro Sales, e do presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

Baldy disse que o investimento estadual superou R$ 6,1 milhões, provenientes do Protege (Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás). Segundo ele, as famílias beneficiadas comprovaram com documentos que se encaixam em todos os critérios e exigências do programa, entre os quais ter renda de até um salário mínimo. “A determinação do governador Ronaldo Caiado é de fazer com que as casas cheguem a quem realmente precisa. Por isso, as famílias só são contempladas depois de participarem de sorteio público e análise documental rigorosa”, comentou Baldy.

O secretário Pedro Sales explicou que o programa atende aos municípios que estão mais distantes dos grandes centros. “É um programa de vanguarda em todo o País, que possibilita entregar casas com alto padrão de qualidade às famílias goianas sem nenhum tipo de cobrança de contrapartida. Até mesmo a escritura saiu gratuitamente”, declarou

“As pessoas recebem as chaves das nossas mãos, sem nenhuma dívida para pagar, inclusive com a escritura. São donas das casas, com toda a dignidade”, afirmou o governador. “Esse é um programa que o Brasil vai começar a copiar. Goiás é o único Estado a entregar casas a custo zero”, complementou Caiado.

Uma das atendidas foi a dona de casa Karolainy Ferreira de Oliveira, de 23 anos, mãe de dois filhos. Ela comemorou o adeus ao aluguel. “É uma sensação maravilhosa. A gente sempre tem vontade de ter uma casa e, com essa oportunidade, a vida vai mudar”, disse.

As casas possuem dois quartos, uma sala, cozinha, banheiro, área de serviço coberta e espaço externo com acesso de pedestre cimentado e recuo gramado.

De acordo o prefeito Vando Vitor, também foi providenciada a infraestrutura de energia, água, rede de esgoto e lâmpadas de LED, além da calçada e lixeira. “Essa parceria entre prefeitura e o Governo de Goiás tem tido grandes resultados, melhorando a qualidade de vida do nosso povo”, disse.

O vice-governador Daniel Vilela também participou da solenidade e destacou que o investimento em moradia chega às menores cidades: “Nenhum governo na história de Goiás investiu tanto nos municípios do interior como este”, complementou.

O programa social de moradias do Governo de Goiás é voltado para pessoas que possuem renda de até um salário mínimo, não sejam proprietárias de imóvel e nem tenham recebido benefícios sociais referentes a moradias ou recursos para construção. Além disso, é preciso morar no município há pelo menos três anos, ter mais de 18 anos ou ser emancipado e possuir inscrição ativa no CadÚnico do governo federal. A meta é construir dez mil unidades habitacionais a custo zero no Estado até 2026.

Fotos: Octacílio Queiroz

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Agência Goiana de Habitação  – Agehab

https://goias.gov.br/agehab/governo-de-goias-entrega-50-casas-a-custo-zero-em-palmeiras-de-goias/