Construção de 405 casas em seis municípios é iniciada pela Secretaria de Habitação de SP

A autorização para início da construção de 405 casas em seis cidades do Estado de SP foi assinada pela Secretaria de Estado da Habitação nesta terça-feira, 08 de fevereiro. Participou do evento o Secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary.

Na primeira etapa é realizada a urbanização dos lotes, com a implantação de rede de água e esgoto, drenagem, terraplenagem, pavimentação, entre outros itens. As obras serão executadas pelo novo formato da modalidade Nossa Casa CDHU. Anteriormente, os empreendimentos seriam produzidos e financiados pela Caixa Econômica Federal. Na fase seguinte, tem início a construção das casas. Para conferir mais agilidade, a CDHU assumiu as obras.

Afirmou o secretário Flavio Amary: “Ao agradecer a presença de todos, faço questão de destacar a importância desse encontro, que representa muito para as famílias dos municípios, que sonham com a casa própria. É a retomada de obras, a autorização de implantação dos loteamentos ou a liberação da construção de moradias. Tudo isso significa muito para a população dos municípios. E está acontecendo em razão do empenho do Estado de São Paulo, que investiu em recursos para o desenvolvimento da habitação, ainda com carências”.

Foi autorizada a implantação da urbanização dos loteamentos para as cidades de Iacri (32 unidades habitacionais), Lençóis Paulista (201) e Barretos (31). Foi liberado também o início da construção das moradias que corresponde à segunda fase do programa para os municípios de Campos Novos Paulista (43 unidades habitacionais), Corumbataí (46) e Herculândia (52).

O financiamento dos imóveis seguirá os critérios da CDHU e as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos. Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos 30 anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE. As casas terão dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

A Secretaria de Estado da Habitação também autorizou a retomada das obras paralisadas de 40 casas no município de Pompéia, do Programa Sub 50, do governo federal, serão investidos R$ 2,7 milhões para a finalização deste empreendimento. Caberá à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) executar as obras, que serão custeadas pelo governo do estado.

Direcionado a municípios com até 50 mil habitantes, o programa Sub 50, tem como objetivo a construção de moradias de interesse social. Esse empreendimento será retomado com base no Programa de Desenvolvimento Urbano (PDU), da Casa Paulista. A CDHU recebe os recursos e fará a complementação para a produção do empreendimento. As construções foram interrompidas e o contrato estava paralisado.

Fonte: SP Notícias