Ação tem como objetivo atender aproximadamente 47 mil famílias que já quitaram seus imóveis e ainda não possuem o seu registro de propriedade
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação), lançou o programa “Escritura Cohab”, que tem como objetivo entregar ao mutuário o documento registrado, de forma gratuita. O evento de lançamento foi realizado no sábado, no CEU Água Azul, em Cidade Tiradentes, zona leste da cidade.
A iniciativa vai beneficiar 47 mil famílias que têm o termo de quitação do imóvel, mas não a escritura. Isso ocorre por diversos motivos, desde o financeiro até o desconhecimento da necessidade de possuir o documento registrado que é o título de propriedade. Essa operação é de responsabilidade da Cohab e o proprietário nada irá pagar por isso.
Em junho, a companhia iniciou os serviços em alguns conjuntos habitacionais na Zona Leste. Na oportunidade, representantes da Cohab foram até os empreendimentos, fizeram a coleta e analisaram os documentos. Na sequência, houve o encaminhamento para os cartórios. Concluídas e aprovadas as análises, os mutuários foram convocados e já retiraram a documentação. Sendo assim, eles estão juridicamente na posse e propriedade do seu imóvel, o que oferecer um grande leque de possibilidades, inclusive de comercialização e crédito.
A ação será implantada em 117 empreendimentos habitacionais, sendo 23 na zona norte, 68 na zona leste, sete na zona oeste e 19 na zona sul. A previsão é que até o fim de 2024, 47 mil famílias tenham a escritura na mãos.
Por: Assessoria de Comunicação COHAB São Paulo