Na sexta-feira, 1 de novembro, aconteceu, em Boa Vista (RR), o Evento dos Novos Prefeitos 2025/2028, uma promoção do Governo de Roraima, Caixa Econômica Federal, CNM (Confederação Nacional de Municípios), Sebrae-RR e AMR (Associação dos Municípios de Roraima).
Uma programação destinada aos prefeitos eleitos e reeleitos no último pleito, que iniciarão suas gestões a partir de janeiro de 2025.
O governador, AntonioDenarium, e o vice-governador, Edilson Damião, estiveram presentes, assim como o senador Mecias de Jesus (Republicanos), representantes da Caixa Econômica Federal, prefeitos, vereadores e demais autoridades.
O chefe do Executivo estadual garantiu apoio aos projetos de desenvolvimento dos novos gestores.
A presidente da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), Maria Dantas, e o diretor de Habitação, Rodrigo Avila, foram uns dos palestrantes.
Maria Dantas falou da modalidade do Minha Casa, Minha Vida Sub-50, que se enquadra na situação socioeconômica de 14 dos 15 municípios do Estado.
Esse programa é destinado àconstrução de moradias para a população de baixa renda em cidades com menos de 50 mil habitantes. Os novos gestores ouviram como podem solicitar para seus munícipes empreendimentos com essa finalidade.
“O Governo do Estado e a Codesaima têm todas as informações necessárias para os prefeitos que queiram conhecer o Minha Casa, Minha Vida Sub-50. Esse programa do Governo Federal é ideal para os nossos municípios”, disse Maria Dantas.
Roraima possui 15 municípios sendo que apenas a Capital não se enquadra no critério do MCMV-Sub 50. Boa Vista conta com 600 mil habitantes (segundo dados do IBGE de 2022). As outras 14 localidades têm populações bem abaixo de 50 mil. Rorainópolis é o mais populoso com 32 mil habitantes, enquanto São Luiz conta apenas com pouco mais de 7 mil moradores.
Por Marco Aurélio Rodrigues