Codesaima, a companhia de habitação de Roraima completa 44 anos

Companhia ainda está se preparando para atuar no programa federal MCMV (Minha Casa Minha Vida), sendo quer áreas da empresa são selecionadas para a realização desses projetos habitacionais

A Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) completou 44 anos de fundação, na terça-feira, dia 3. Depois de quatro décadas, o órgão vinculado ao governo de Roraima, continua oferecendo bons serviços à sociedade roraimense. Atualmente, o foco dos trabalhos realizados pela empresa está voltado para a habitação.

O “Aqui Tem Morar Melhor”, programa estadual executado pela Codesaima, instituído em 2021 e integrado ao Plano Estadual de Habitação em janeiro de 2023, possui atualmente sete mil inscritos.

O programa promove reformas em moradias da população carente, dando prioridade para idosos, deficientes físicos e mulheres chefes de famílias.

Foram mais de duas mil ordens de serviços assinadas pelo governado, Antonio Denarium, atendendo aos municípios de Boa Vista, Mucajaí, Caracaraí, Alto Alegre, São João do Baliza. Iracema, Cantá, Rorainópolis, Caroebe e São Luiz.

No “Aqui Tem Dono” a Codesaima regularizou 25 conjuntos habitacionais construídos pela empresa, com 4.565 moradias, entre os anos de 1979 e 1986.

As dificuldades de solucionar problemas acumulados em mais de 40 anos têm sido uma marca deste programa. Para regularizar, por exemplo, os conjuntos Pricumã III, Pricumã IV e Aeco, com 400 residências, o governo do Estado teve que pagar R$ 750 mil à Prefeitura de Boa Vista, referentes a débitos desses empreendimentos. E depois, ainda foi feito um trabalho junto ao Cartório de Imóveis para liberar a matrícula de 198 casas do Pricumã IV que estavam em um só registro.

Além dessas duas ações, a Codesaima ainda está se preparando para atuar no programa federal MCMV (Minha Casa Minha Vida). Áreas da empresa estão sendo selecionadas para a realização desses projetos habitacionais.

Outra proposta que está sendo formatada é a de prestar assistência técnica, utilizando a mão de obra especializada da companhia para as pessoas que precisam construir, mas não podem pagar um arquiteto ou engenheiro.

Também existe o plano da realização de programas próprios como o Banheiro para Todos e o Moradia para Todos.

O governo do Estado é um importante financiador dos projetos da Codesaima. O governador Antonio Denarium acredita na expertise da empresa para a concretização da política habitacional do Estado. “É por meio da Codesaima que queremos voltar a construir casa para reduzir o déficit habitacional em Roraima. Estamos em tratativas com o governo federal, por meio do PAC, para que possamos ter novas moradias para quem mais precisa. E é com a experiência dos nossos servidores, que vamos obter resultados positivos”, avaliou Denarium.

Maria Dantas, presidente da Codesaima, mais os diretores adotaram a estratégia de pedir também o auxílio aos deputados e senadores do Estado apresentando esses planos e buscando parcerias.

Os senadores Chico Rodrigues (PSB), Hiran Gonçalves (PP) e Mecias de Jesus (PRB) acenaram com a possibilidade de buscar recursos para a realização dos projetos. “Os nossos três senadores se mostraram muito interessados e estão comprometidos a ajudar a Codesaima e o governo estadual na realização dos nossos planos. Outro parceiro importante é o Ministério das Cidades que tem dado total apoio à Codesaima, viabilizando e aprovando propostas que são encaminhadas visando a participação do Estado no programa Minha Casa Minha Vida”, disse Maria Dantas.

Por Marco Aurélio Rodrigues