Na última quinta-feira (06/02), representantes da ABC Habitação participaram de uma reunião estratégica com a CAIXA, responsável pela administração do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS). O encontro ocorreu na Diretoria Executiva de Fundos de Governo (DEFUS), localizada no Edifício Sede I da Matriz da Caixa Econômica Federal, em Brasília.
A delegação da ABC Habitação foi composta pelo secretário executivo, Nelson Szwec, e pelo consultor, Anacleto Sousa. Representando a CAIXA, estiveram presentes a diretora executiva em exercício da DEFUS, Danielle Mendonça de Sousa dos Reis, e a gerente nacional do FCVS, Gabriela Castro Pedrosa.
Proposta de tratamento em bloco
Durante a reunião, a ABC apresentou uma proposta inovadora para o tratamento em bloco de recursos administrativos, visando reverter negativas de cobertura pelo FCVS. A proposta se baseia em méritos já pacificados por resolução do Conselho Curador do FCVS (CCFCVS) ou respaldados por normas do extinto Banco Nacional de Habitação (BNH).
Histórico de financiamentos habitacionais
De acordo com o consultor da ABC, Anacleto Sousa, entre as décadas de 1960 e 1990, as Companhias de Habitação (COHABs) construíram centenas de conjuntos habitacionais no Brasil, financiados por empréstimos do extinto BNH e garantidos por recursos do FGTS. Esses financiamentos contavam com a cobertura do FCVS, conforme os planos de comercialização aprovados pelo BNH, que era a instituição responsável pela política habitacional do país naquela época.
Implementação de projeto-piloto
Dada a padronização das unidades habitacionais e das condições de financiamento para a população de baixa renda, a proposta da ABC sugere a implementação de um protocolo de tratamento em bloco, a ser desenvolvido em um projeto-piloto. “Essa abordagem considera a uniformidade dos empreendimentos habitacionais e a autorização prévia do BNH”, acrescentou Anacleto.
Recepção positiva pela CAIXA
Para o secretário executivo da ABC, Nelson Szwec, a proposta da ABC foi bem recebida pela CAIXA. De acordo com ele, a diretora executiva em exercício da DEFUS destacou que iniciativas desse tipo são bem-vindas e que a proposta da ABC está alinhada com as ações em andamento na CAIXA Administradora do FCVS. “As representantes da CAIXA também incentivaram a apresentação de novas propostas pela ABC e a promoção de ações que estimulem os associados a acelerar o processo de novação das dívidas do FCVS”, finalizou o secretário.
![](https://abc.habitacao.org.br/wp-content/uploads/2025/02/ABC-FCVS.jpg)