ABC realiza em novembro curso sobre Habitação de Interesse Social durante quatro dias

Evento será dividido em quatro jornadas e em cada uma delas haverá a abordagem de um tema geral com duração de três horas; após cada evento material será disponibilizado para os participantes

A ABC (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação) irá realizar, entre os dias 8 e 9, 13 e 14 de novembro, um curso sobre HIS (Habitação de Interesse Social). O principal objetivo é contribuir para a captação de recursos e estruturação de operações habitacionais, bem como atualizar os gestores públicos sobre as possibilidades de participação em operações estruturadas com o mercado privado.

O encontro será dividido em quatro jornadas e pretende ainda verificar as possibilidades para garantir o direito à moradia para as famílias de baixa renda e facilitar a implantação de projetos de interesse social. Os filiados da ABC têm direito a duas inscrições de cortesia, sendo que as demais inscrições irão custar R$ 400. Já para os não filiados o valor é de R$ 800, com desconto de 20% a partir da terceira inscrição.

O curso será transmitido ao vivo, com palestrantes especializados em diversos temas. Em cada encontro haverá a abordagem de um tema geral com duração de três horas e após cada evento o material será disponibilizado para os participantes.

A primeira jornada será realizada no dia 8 de novembro das 9 às 12 horas, com o debate sobre o programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida). Os assuntos em debate serão as diretrizes gerais, modalidades de atuação e recursos disponíveis. Este avento terá a participação de representantes da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades.        

A segunda jornada acontece no dia 9, também das 9 às 12 horas, com a discussão sobre o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para os programas vinculados ao MCMV, como pró-moradia, programa de apoio à produção e carta de crédito associativa. O palestrante será o consultor Alfeu Garbin e o debate terá a presença de representantes da SNH (Secretaria Nacional de Habitação) do Ministério das Cidades.   

A terceira jornada vai enfocar o PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), como fontes de recursos, custos e sustentabilidade das operações e participação de agentes financeiros, entes públicos e privados. O evento será no dia 13, das 9 às 10h30. Na segunda parte Luiz Cândido de Oliveira vai falar sobre o FAR (Fundo de Arrendamento Residencial).

A quarta jornada será sobre a implantação das operações e acontece no dia 14, das 9 às 10h30, abordando experiências bem sucedidas, legislação municipal e fatores críticos para o sucesso. Kerwin Kulleman será o palestrante. Em seguida, das 10h30 às 12 horas, Maria do Carmo Avesani Lopez, presidente da ABC, vai enfocar a modelagem de projeto de construção em lote urbanizado, os aspectos gerais, vantagens e a experiência de Mato Grosso do Sul.