ABC Habitação e Fórum de Secretários participam do anúncio das propostas para o MCMV Faixa 1

Processo selecionou 187,5 mil novas unidades habitacionais em 560 municípios, sendo que 184 mil unidades serão destinadas a famílias integrantes dos cadastros habitacionais, em todos os Estados

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira, a primeira seleção de propostas para o programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida). Essa etapa está direcionada à Faixa 1, para as famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.640. O anúncio das propostas selecionadas é a primeira etapa do processo de implementação do programa, que é realizado em parceria com o Ministério das Cidades. O evento foi realizado no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Cidades, Jader Filho, entre outras autoridades.

A ABC (Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação) e o Fórum de Secretários de Estado de Habitação estiveram com representantes no evento, dos Estados do Rio Grande do Sul, Roraima e Mato Grosso do Sul. Entre os participantes estavam Maria do Carmo, presidente da ABC; Maria Dantas, presidente da Codesaina de Roraima; Guido Bamberg, diretor de Habitação Rio Grande do Sul e Hailton Madureira, secretário nacional de Habitação.

Maria do Carmo, presidente da ABC; Maria Dantas, presidente da Codesaina de Roraima; Guido Bamberg, diretor de Habitação Rio Grande do Sul
Maria Dantas, presidente da Codesaina de Roraima; Hailton Madureira, secretário nacional de Habitação; Maria do Carmo, presidente da ABC.

As propostas selecionadas terão prazo de 150 dias para serem contratadas. O processo selecionou 187,5 mil novas unidades habitacionais em 560 municípios. Dessas, 184 mil unidades serão destinadas a famílias integrantes dos cadastros habitacionais, em todos os Estados. As outras três mil unidades serão destinadas a famílias que tenham perdido seu imóvel por emergência ou estado de calamidade pública ou pela realização de obras públicas federais nos Estados do Acre, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Na cerimônia, Lula disse que o maior sonho do povo pobre do Brasil é ter uma casa própria. “Ter uma casa é ter um ninho seu. É você saber que você não tem que procurar um galho a cada primavera, que não tem que correr a cada chuva. É que você tem um lugarzinho que é seu”.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-11/minha-casa-minha-vida-anuncia-primeiras-propostas-selecionadas