As obras paralisadas do programa Minha Casa, Minha Vida, o fim do RET, a ‘mensalização’ dos recursos do FGTS e a participação da Caixa Econômica Federal no Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social foram as pautas apresentadas pela ABC ao novo diretor de habitação da CAIXA, Matheus Mahal.
A presidente da ABC, Maria do Carmo Avesani Lopez, destacou a importância de analisar o fluxo de pagamentos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) – critério de obra medida – e a volta do RET (Regime Especial de Tributação) à 1%. Participaram também da reunião os presidentes e diretores da Cohapar, Cohab Curitiba, Cohab Londrina, FozHabita, Terratins, da Agehab Mato Grosso do Sul, e o secretário-executivo da ABC.
O Diretor de Habitação da CAIXA, Matheus Mahal, confirmou o fim da ‘mensalização’ (cota do mês dos recursos disponibilizados pelo FGTS para a celebração de contratos de financiamento) dos recursos do FGTS. Além disso, disse que a prioridade do governo é aumentar o poder municipal por meio do Crédito Associativo, e que deve se repensar as medidas que serão tomadas com o problema da inadimplência. Para Matheus a maioria dos problemas de inadimplência deve-se a não realização de um trabalho social pós-ocupação.
Fórum Nacional de Habitação
O Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social 2019 este ano será realizado em Foz do Iguaçu nos dias 21, 22 e 23 de agosto. O evento reúne entidades ligadas ao setor de habitação popular em nível federal, dos estados e municípios de todo o Brasil. Nos últimos anos, ele tem sido o principal evento do segmento, com a promoção da troca de experiências entre os órgãos para a articulação conjunta em torno do fortalecimento dos programas de construção de casas populares e de regularização fundiária no país.