https://www.abc.habitacao.org.br

Novas tecnologias e orientações são aprovadas para o setor da construção civil

Os Documentos de Avaliação Técnica e revisões de documentos do SiNAT aprovados ampliam as opções tecnológicas do setor

O Sistema Nacional de Avaliações Técnicas de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais (SiNAT) do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) teve novos documentos técnicos e revisões de Protocolo e Diretriz aprovados. O Grupo de Trabalho do SiNAT (GT-SiNAT) se reuniu na primeira semana de novembro e aprovou dois novos Documentos de Avaliação Técnica (DATec’s), uma revisão da Diretriz SiNAT nº 013 (Tubulações Corrugadas de PEAD Reciclado) e uma revisão do Protocolo de Avaliação do Desempenho Térmico.

Entre as atualizações estão diretrizes para uso de tubulações produzidas com material reciclado e melhorias nos critérios de avaliação do desempenho térmico das edificações. “Com essas aprovações, os novos produtos ou sistemas serão adequadamente avaliados quanto ao desempenho térmico nas edificações, visto que o Protocolo de avaliação foi revisado e já considera a classificação atualizada do zoneamento bioclimático”, explica o Especialista em Infraestrutura Sênior da Coordenação de Gestão e Inovação, da Secretaria Nacional de Habitação, José Sergio dos Passos Oliveira.

Essas mudanças ampliam as opções tecnológicas e reforçam a busca por qualidade, inovação e sustentabilidade na construção civil. A atuação do grupo de trabalho do SiNAT colabora para significativos avanços no setor da construção civil, reforçando a diversidade de soluções construtivas homologadas pelo PBQP-H, com foco nas necessidades dos beneficiários de unidades habitacionais, bem como assegurando o atendimento aos requisitos de segurança, habitabilidade e sustentabilidade.

O GT-SiNAT contou com a participação de representantes das Instituições Técnicas Avaliadores (ITAs), dos membros do colegiado e especialistas do SiNAT.

Confira, abaixo, o que foi aprovado:

1. Revisão da Diretriz SiNAT nº 013 – Tubulações Corrugadas de polietileno contendo polietileno de alta densidade reciclado para drenagem de águas pluviais

Diretriz SiNAT nº 013/2018 redefine requisitos para tubulações destinadas à microdrenagem em áreas internas de empreendimentos residenciais e comerciais, alinhando-se às melhores práticas de sustentabilidade.

A primeira revisão da Diretriz SiNAT nº 013 ampliou o escopo de utilização, permitindo o uso da tubulação em drenagem de águas pluviais de forma geral e não somente em condomínios.

2. DATec nº 052 – Sistema Construtivo FastFlex de módulos pré-fabricados em perfis estruturais leves de aço e fechamento em chapas delgadas

Após avaliação técnica e apreciação por especialistas, foi aprovado pelo GT-SiNAT o Sistema Construtivo FastFlex, homologado por meio do DATec nº 052. O FastFlex é um sistema construtivo composto por módulos pré-fabricados em perfis estruturais leves de aço com fechamento em chapas delgadas.

O módulo pré-fabricado é composto por um chassi estrutural (vigas e pilares) em perfis de aço galvanizados, conformados a frio (conforme a ABNT NBR 6323) e soldados. O sistema tem indicação para uso em unidades habitacionais unifamiliares térreas, isoladas ou geminadas, e unidades habitacionais multifamiliares assobradadas (2 pavimentos), isoladas e geminadas.

3. DATec nº 053 – Painéis Estruturais Pré-Moldados – MODULAR PAINÉIS CERÂMICOS – até 2 pavimentos

O GT-SiNAT também aprovou, após a avaliação técnica, o produto “Painéis Estruturais Pré-Moldados – Modular Painéis Cerâmicos – até 2 pavimentos”, sistema construtivo composto por painéis estruturais mistos de concreto armado e blocos cerâmicos. Tem aplicação em ambientes rurais, urbanos e litorâneos, indicado para edificações de até dois pavimentos (térreo + 1), isoladas ou geminadas.

Com isso, fica garantida a disponibilidade de mais sistemas/produtos inovadores no setor da construção civil, com comprovação de desempenho frente aos requisitos de segurança, habitabilidade e sustentabilidade.

4. Revisão do Protocolo de Avaliação do Desempenho Térmico de Sistemas Construtivos para Habitações por Simulações Computacionais

Protocolo de Avaliação do Desempenho Térmico, de 2021, que orienta as simulações computacionais para avaliação do desempenho térmico de habitações, garantindo maior precisão nos procedimentos e critérios utilizados pelas entidades avaliadoras, teve sua primeira revisão aprovada na reunião do GT-SiNAT.

A revisão foi necessária para adequá-lo à nova norma ABNT-NBR 15220-3/2024, que trata do desempenho término de edificações, considerando, agora, o novo zoneamento bioclimático.

Por Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades

Novas tecnologias e orientações são aprovadas para o setor da construção civil — Ministério das Cidades